+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Conservação da Natureza

Conservação da Natureza

A Quercus e a Conservação da Natureza

conservação natureza
Apesar de ter apenas 92.152 km2, Portugal encontra-se entre os países com maior biodiversidade do espaço europeu, mercê da sua situação biogeográfica e da história evolutiva desta região do mediterrâneo ocidental.

 

Tal diversidade manifesta-se nos inúmeros habitats, paisagens e endemismos Portugueses e Ibéricos que de norte a sul do território nacional e com grande relevo nas ilhas atlânticas, nos oferecem esta grande riqueza natural e ao mesmo tempo nos responsabilizam pela sua preservação.

Foi a necessidade de preservação desta biodiversidade que esteve na génese da fundação da associação cuja primeira designação foi mesmo a de Quercus – Grupo Para a Recuperação da Floresta e Fauna Autóctones, mais tarde Associação Nacional de Conservação da Natureza.

 

O próprio símbolo, uma folha de carvalho-negral, Quercus pyrenaica, denotava também a preocupação inicial com as questões da floresta autóctone sendo também essa a designação do nosso primeiro jornal.

Actualmente, a Quercus gere mais de 630 hectares de espaços naturais de que é proprietária ou gestora. É proprietária de uma área com cerca de 600 hectares, na região do Tejo Internacional, onde desenvolve diversos projectos de conservação da Natureza e de agricultura sustentada. Através das actividades do Fundo Quercus para a Conservação da Natureza, instrumento de angariação de fundos e de gestão, a Quercus promove diversos projectos de conservação de habitats e espécies ameaçados ou em perigo de extinção.

Gere igualmente três centros de recuperação de animais selvagens, um alimentador de aves necrófagas, promove o estudo do impacte das linhas eléctricas na avifauna e participa activamente no Programa Antídoto-Portugal, tendo este como objectivo o combate da problemática do uso de veneno que atinge a fauna selvagem.

 

Publicações

contos biodiversidadeLivro “Contos da Biodiversidade”

livro “Contos da Biodiversidade” foi editado no âmbito das comemorações dos 25 anos da Quercus. A receita resultante das vendas reverte para o Fundo Quercus para a Conservação da Natureza.

“Dando voz à diversidade de espécies que existem no nosso país e mesmo no mundo, pretende-se que através de cada um destes contos nos possamos colocar, ainda que apenas por alguns instantes, no lugar do outro, ou seja, das espécies que sofrem com os nossos comportamentos diários.

Desta forma didáctica esperamos que seja mais simples que todos percebamos que a nossa vida está intimamente ligada à biodiversidade e que, quando a ameaçamos, é a nossa sobrevivência enquanto espécie que está em perigo”. (Susana Fonseca)

 

 

Comprar o Livro “Contos da Biodiversidade”

 

 


 


Livro Era Uma Vez Um Urso do GerêsLivro “Era Uma Vez Um Urso do Gerês”

“Era Uma Vez Um Urso do Gerês” conta a história de um dos últimos ursos em Portugal e da extinção do Urso Pardo no nosso país. Baseado em dados científicos, efusivamente ilustrado e dirigido a todas as idades, este livro, ao ser adquirido, reverte os seus lucros para o Fundo Quercus de Conservação da Natureza.

Desta forma estará a ajudar a garantir a preservação de muitas espécies, contribuindo para a conservação dos seus habitats.

 

 

 

Comprar o Livro “Era Uma Vez Um Urso do Gerês”

 

 

 


 

Guia Fotográfico Quercus - Anfíbios de PortugalGuia Fotográfico da Quercus “Anfíbios de Portugal”

 

O texto permite-nos conhecer as características biológicas e ecológicas de cada espécie, as ameaças e a conservação, e a distribuição geográfica particularizada para Portugal.

As fotografias obtidas na Natureza mostram os anfíbios no seu habitat e salientam as características morfológicas identificativas de cada espécie. Evidenciam-se ainda as diferenças entre os sexos e as fases terrestre e aquática de cada espécie.

 

A inclusão de fotografias das larvas dos anfíbios obtidas em aquário, assim como dos tritões em fase aquática, representam uma novidade que contribuirá certamente para um melhor conhecimento desta classe animal pelo público em geral.

Comprar o Guia Fotográfico da Quercus “Anfíbios de Portugal”

 



Fão Natural - Património Natural a preservar no Parque Natural do Litoral NorteFão Natural – Património Natural a preservar no Parque Natural do Litoral Norte

“Andar no campo quase sempre sozinho, esperar horas no mesmo sítio, camuflado, escondido, à espera de uma ave que acaba por não chegar, andar sem rumo e ser surpreendido por um animal que não se espera encontrar e não conseguir fotografar, observar uma raridade mas a luz impedir a fotografia ou não ter um equipamento mais apropriado no momento certo, são algumas das contrariedades que vão surgindo…”. (Carlos Rio)

Apesar disto, surge uma obra de excepcional qualidade fotográfica, à qual a Quercus se junta, para dar a conhecer e ajudar a preservar os valores naturais do Litoral Norte.

 

 

Comprar o Livro “Fão Natural – Património Natural a preservar no Parque Natural do Litoral Norte”

 


escaladaFolheto sobre Escalada em Rocha

A escalada em rocha é uma actividade com cada vez mais praticantes mas que pode ter impactes negativos sobre a fauna e flora dos locais onde é praticada.

Foi recentemente editado um desdobrável sobre esta actividade, da autoria de Luís Avelar, edição à qual a Quercus se associou e que pretende dar a conhecer esta modalidade, bem como as regras de conduta que devem ser consideradas com vista a minimizar o potencial impacto sobre o ambiente.

 

 


Aceder à versão deste folheto em pdf.

Fazer um Donativo

O seu contributo para a conservação

Os donativos são essenciais para o cumprimento dos objectivos do Fundo Quercus para a Conservação da Natureza1. O seu apoio ajudará a garantir que o nosso trabalho em prol da conservação a longo prazo de habitats, flora e fauna em perigo alcançará os objectivos desejados.

Os seus donativos são “convertidos” em m2 correspondendo cada 0,50 € ao apoio necessário à aquisição e ou gestão de 1m2 de áreas naturais. Cada doador receberá o respectivo recibo de donativo dedutível no IRS bem como um certificado de apoio.

A nossa gestão cuidada dos fundos garante que os mesmos sejam aplicados de forma eficiente em acções de conservação em território nacional.

Como efectuar o donativo

Para efectuar o seu donativo através de transferência bancária, utilizando a conta do Fundo Quercus para a Conservação da Natureza: NIB 003501470004737433010. Após a conclusão da transferência bancária, envie-nos o comprovativo da operação.

Para mais informações e donativos, contacte:

Fundo Quercus para a Conservação da Natureza
Apartado 230
7801-903 BEJA
E-mail: fcnatureza@quercus.pt

Telefone: 284 321 326
Telemóvel: 93 778 84 73


 

1 – O Fundo de Conservação da Natureza da Quercus é um instrumento de angariação de fundos e de gestão que, através de várias atividades e da recolha de donativos, permite à Quercus promover diversos projectos de conservação de habitats e espécies ameaçados ou em perigo de extinção.

Voluntariado

Erguer algo que fique, implementar ideias, melhorar o ambiente. Qualquer um pode ser voluntário: basta ter a capacidade de dar, aplicar os seus conhecimentos, ser curioso e estar atento para aprender com cada gesto. Gostar de estar na Natureza, sentir o frio e o calor, não temer a chuva nem a violência do vento.

Todos serão bem vindos: escolas, associações de defesa do ambiente, escuteiros, cidadãos individuais…

Não há idade mínima nem máxima para participar, possibilitando um variado leque de actividades para crianças, jovens ou adultos.

Algumas das acções que a Quercus leva a cabo e que estão abertas à participação de voluntários são:
– a recuperação de habitats raros ou ameaçados e a protecção de áreas sensíveis para a fauna e para a flora, em diversos locais locais;
– a promoção de acções de (re)florestação, a apanha de sementes, o cuidar de árvores, o trabalho no viveiro do ICNB na Malcata;
– a realização de acções de vigilância da floresta para prevenção de incêndios, durante os meses de Abril a Outubro;
– colaboração na recuperação de animais selvagens nos centros da Quercus, durante todo ano;
– a colaboração na inventariação das aves mortas pelas linhas eléctricas.

Para efectuares a tua inscrição como voluntário, envia um e-mail para o seguinte endereço: voluntarios@quercusancn.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail . Indica também os seguintes dados:

– nome completo
– contacto electrónico (um principal e, caso tenha, um alternativo)
– contacto telefónico (telemóvel e telefone fixo, se possível)
– distrito de residência
– possíveis interesses, hobbies e/ou formação em áreas relacionadas com o Ambiente (no caso de formação académica ou profissional nessas áreas, agradecemos o envio do Curriculum Vitae)

A partir desta base de dados nacional de voluntários inscritos, a Quercus compromete-se a enviar regularmente via e-mail informação sobre acções ou eventos de natureza interventiva a realizar-se no distrito onde o voluntário reside, para que este possa facilmente deslocar-se ao local e dar também o seu apoio.

A ideia é poderem dar o seu contributo como voluntários se a acção assim o justificar ou simplesmente participar como cidadãos interessados na defesa do ambiente.

Não é obrigatório ser sócio para se inscrever como voluntário.

Aquisição de Produtos Ecológicos

Com este projecto, a Quercus e os outros parceiros envolvidos estão a dar um contributo importante para a preservação do património natural e da biodiversidade do nosso país. Agora através do simples acto de adquirir produtos essenciais está também a contribuir para a preservação nosso património natural!

Adquira produtos na loja Quercus e ajude-nos a conservar a natureza!

 

Os lucros obtidos com as vendas revertem para o Fundo de Conservação da Natureza da Quercus.

Projectos nesta área

exsitu

 

microreservas

 

cagado

 

gralha

 

esteparias

 

lagoapequena

 

 

 

 

tejo

 

caramulo

 

cras

 

linhas

 

antidoto

 

Denunciar

Torne-se um vigilante do espaço que o rodeia!

As agressões ao espaço que o rodeia são agressões à sua qualidade de vida.

Sempre que se deparar com um atentado ambiental, tente averiguar, junto da população local, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, qua o objectivo da intervenção e se é ou não uma actividade legal.

Se necessário solicite a consulta de documentação para obter mais informações. O acesso à documentação sobre projectos ou obras que necessitam de autorização de organismos oficiais é um direito de qualquer cidadão que está previsto na lei; não tenha receio de fazer as perguntas que são importantes.

Reúna o máximo de informações sobre a situação em causa, nomeadamente:
Localização;
Qual é o propósito da obra;
Quem é o proprietário;
Quem é o promotor da obra
Em que data aconteceu ou se continua a acontecer;
Se possível recolhe dados de imagem (fotografias ou filme).

Denuncie!

Conservar a Natureza é um dever de todos os cidadãos.

– Se detectar um atentado ambiental, não hesite: denuncie a situação às Autoridades.
Entre em contacto com o SEPNA local e exponha a situação ou ligue de imediato para o SOS Ambiente 808 200 520 e informe as autoridades da ocorrência.

– Se for uma situação que se repete, faça uma pequena carta com a descrição dos factos e solicite informações sobre a situação às Entidades Públicas responsáveis pela administração da área em causa:

CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional
ARH – Administração da Região Hidrográfica
Câmara Municipal
Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
Autoridade Florestal Nacional

– Se possível tente sensibilizar a população e as associações locais para a questão.

Reforce a sua denúncia junto da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Conservação da Natureza

Contactos

Se tem dúvidas, sugestões ou deseja fazer uma denúncia relacionada com esta área de intervenção, fale connosco através dos seguintes contactos:

Logo FCNFundo Quercus para a Conservação da Natureza

Morada: Apartado 230, 7801-903 Beja

 

Telefone fixo: 284323261

 

Telemóvel: 937788473

 

Responderemos o mais brevemente que nos for possível.

 

Se deseja apoiar o Fundo de Conservação da Natureza da Quercus1 através de um donativo, consulte a seguinte página.

 

Mais informações: http://conservacao.quercusancn.pt

 

 


 

 

1 – O Fundo de Conservação da Natureza da Quercus é um instrumento de angariação de fundos e de gestão que, através de várias atividades e da recolha de donativos, permite à Quercus promover diversos projectos de conservação de habitats e espécies ameaçados ou em perigo de extinção.