Campanha Um mundo que me agrada, com um clima de que gosto
Campanha de comunicação pan-europeia para combater alterações climáticas
Arrancou a 8 de outubro de 2012, em Londres, esta campanha de comunicação pan-europeia, criada pela Comissão Europeia em colaboração com mais de 70 organizações de toda a UE, entre as quais a Quercus.
Sob o lema «Um mundo que me agrada, com um clima de que gosto», o objetivo é trazer soluções práticas para o centro do debate das alterações climáticas e demonstrar iniciativas que melhorem o bem-estar dos cidadãos europeus, proporcionando-lhes benefícios económicos.
A campanha
A campanha centra-se num sítio Web em breve disponível nas 23 línguas da UE, que constituirá uma plataforma para a participação dos cidadãos, empresas e grupos locais. Estes poderão apresentar, promover e debater as soluções hipocarbónicas que queiram propor e participar ainda num concurso pan-europeu que visa selecionar a solução melhor e mais original.
Um elemento serão as parcerias com organizações pautadas pelo mesmo tipo de objetivos. Já se associaram, como parceiros, mais de 70 organizações, nomeadamente associações empresariais, universidades, organizações não-governamentais e entidades públicas. Pretende-se atrair mais parceiros, à medida que a campanha for evoluindo.
Calendário e contexto
A campanha decorrerá até ao final de 2013 e visa dar a conhecer soluções economicamente vantajosas para alcançar o objetivo, a que a UE se propõe, de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 80-95 % até 2050.
Esta campanha surge no seguimento do «Roteiro de transição para uma economia hipocarbónica competitiva em 2050», que a Comissão apresentou em março de 2011 e no qual se estabelecem vias a percorrer pelos principais setores económicos para reduzir substancialmente as emissões com uma boa relação custo-eficácia. O roteiro mostra que a construção de uma economia hipocarbónica aumentará os investimentos em tecnologias ecológicas e infraestruturas desse tipo, como redes elétricas inteligentes, e reduzirá drasticamente as faturas de importação de petróleo e gás.
A médio prazo, no horizonte de 2020, a UE pretende reduzir 20 % as emissões de gases com efeito de estufa, melhorar 20 % a eficiência energética e aumentar 20 % a percentagem de fontes de energia renováveis no mix energético. Atualmente, as emissões da UE situam-se mais de 17 % abaixo dos níveis de 1990.
Bons exemplos já existem na UE
Existem numerosos exemplos na União Europeia de soluções inteligentes e inovadoras de redução da poluição por CO2 que contrariam as alterações climáticas e, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, na estação ferroviária central de Estocolmo, o calor corporal gerado pelos passageiros é transferido para um edifício de escritórios próximo, reduzindo, não apenas as emissões, mas também a fatura energética do edifício em 20-25 %. Na Dinamarca, a escola Gedved, em Horsens, poupa 30 000 euros por ano em energia, graças à energia solar. A verba economizada é utilizada na melhoria do ensino.
Estas soluções vantajosas a todos os títulos – que permitem poupar dinheiro, ganhar tempo e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
Mais informações
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Twitter – https://twitter.com/EUClimateAction | hashtag: #worldulike
Sítio Web: http://world-you-like.europa.eu
Lista dos projetos pan-europeus: http://world-you-like.europa.eu/en/success-stories
Sobre o «Roteiro de transição para uma economia hipocarbónica competitiva em 2050» – aqui.