+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Erasmus +

Biodiv Logo final PfadeParceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura

 

Um projeto europeu com a participação da Quercus

Trata-se de um projeto de parceria entre organizações de diversos países para fortalecer os conhecimentos e boas práticas do sector vitivinícola na proteção da biodiversidade, associada direta ou indiretamente a esta atividade. O projeto decorre de 2015 a 2018 e o parceiro técnico da Quercus é a ADVID, Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, do cluster dos vinhos do Douro, que tem desenvolvido um trabalho e investigação de destaque no que concerne à biodiversidade associada à vinha.

 

O contexto ambiental


Douro 2

A perda de biodiversidade é, a par das alterações climáticas, um dos maiores desafios do nosso tempo. Um enorme número de espécies está sob grandes pressões e muitas delas estão ameaçadas de extinção. Além disso, na Europa e noutros locais, dois terços dos ecossistemas estão em perigo devido à sobre exploração.  No passado, a agricultura contribuiu significativamente para o aumento da diversidade paisagística e das espécies na Europa. Mas hoje em dia, a agricultura é um dos principais responsáveis pela perda de biodiversidade. O conhecimento acerca da relação entre agricultura e proteção da biodiversidade está disponível, no entanto, este conhecimento ainda é abordado de forma inadequada na educação agrícola e na formação dos agricultores.

 

Além disso, a maioria dos agricultores não recebe aconselhamento específico sobre este tema nas suas explorações. Como consequência, os métodos de produção não são suficientemente adaptados à proteção da biodiversidade.

 

O objetivo da parceria


Os viticultores biológicos podem promover a biodiversidade ao trabalharem de uma forma próxima à da natureza, e estão motivados para fazê-lo, na medida em que neste sistema de produção, um ecossistema saudável é essencial para produzir, de forma sustentável, vinhas saudáveis e de boa qualidade. O objetivo desta parceria é a adaptação de práticas vitícolas para que a biodiversidade seja protegida, enriquecida e promovida através do desenvolvimento de módulos de análise e de formação.

 

Como é o procedimento?


Vinhas 2
As organizações parceiras têm experiência no domínio da viticultura e biodiversidade e, numa primeira abordagem, vão partilhar as suas experiências e métodos. Os parceiros do projeto irão desenvolver material informativo sobre aspetos importantes da biodiversidade, bem como guias para apoiar os produtores na identificação de espécies características que se podem encontrar nas vinhas. Numa etapa posterior, serão desenvolvidos módulos de análise de biodiversidade.

 

Com isto, os agricultores irão adquirir conhecimentos sobre métodos e práticas para a integração da biodiversidade nos seus hábitos de trabalho. Além disso, a formação, apoiada pelos materiais anteriormente produzidos, vai permitir que os agricultores promovam a adaptação dos seus métodos de produção. A base para os módulos de análise é o check biodiversidadepara a viticultura biológica e o programa de biodiversidade, desenvolvidos pelos parceiros alemães. Estes materiais serão adaptados às condições de cada região vitícola.

 

O Check Biodiversidade e o Programa de Biodiversidade

O Check Biodiversidade identifica potenciais impactos negativos da viticultura sobre a biodiversidade. A par da investigação acerca da influência da atividade nas vinhas, todas as áreas operacionais são minuciosamente analisadas, incluindo a vinificação, os fornecimentos, a logística e o marketing. Como resultado, os viticultores biológicos irão receber recomendações e formação sobre a forma de promover a biodiversidade na sua atividade empresarial e acerca de como reduzir os impactos negativos sobre a diversidade de espécies e sobre os ecossistemas.

Com base nas experiências e nos resultados do check, será desenvolvido um programa de biodiversidade. Este constitui um roteiro para a melhoria da biodiversidade e incentiva a verificação contínua de possíveis impactos negativos, bem como a identificação de medidas para minimizar esses impactos.

 

Os parceiros do projeto

Reunião Parceria Janeiro 2016 2

Alemanha: Fundação Lago Constança (Bodensee-Stiftung); Global Nature Fund e Ecovin – Federal Association of Organic Viticulture. 

Espanha: Fundación Global Nature; La Unió

Turquia: Rapunzel Organik Tarim Urunleri

Portugal: Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza; ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense

 

Materiais

Folheto acerca do projeto

Brochura para Viticultores

Guia de Biodiversidade

Check de Biodiversidade

 Guia de Entrevista em Português

 Modelo de relatório em Português

 Orientações

Plano de Ação para a Biodiversidade

 BAP Portugal [PDF]

Vídeos Formativos

Aqui terá acesso a todos os vídeos formativos relativos à promoção das práticas de conservação da biodiversidade nas vinhas.

Eventos

Seminário de disseminação do projeto: Vila Real, 22 março 2018

Programa: PDF

Apresentações e Fotografias

Reportagem televisiva:

Seminário Parceria Europeia para a Protecção da Biodiversidade na Viticultura from Quercus on Vimeo.

Seminário de disseminação do projeto: Lisboa, 11 junho 2018

Programa: PDF

Fotografias:

DSC01388 DSC01389

Contacto para mais informações:

paulasilva@quercus.pt

Financiado por:

erasmuslogo mic 2

Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete os pontos de vista dos seus autores. A Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização da informação aqui contida.