Comemorar 25 anos de existência, em 2010, foi um momento importante pelo que representou em termos de história, mas também pelo maior sentido de responsabilidade ao olhar para o futuro.
No balanço dessas duas décadas e meia de existência, a Quercus conheceu significativas transformações, ainda que se tenha mantido fiel a alguns princípios basilares da sua atuação.
Um deles prende-se com a aposta contínua numa estrutura de Núcleos Regionais. De facto, esta estrutura regional é uma das grandes mais valias e uma das grandes forças que permitem à Quercus estar mais perto das situações e intervir de forma mais informada e rápida.
Um outro princípio basilar é o da abrangência temática. É certo que em alguns momentos alguns temas assumiram maior protagonismo, mas ainda assim, procurou-se manter sempre uma capacidade de intervenção em múltiplas temáticas.
Não se pode deixar de frisar outro princípio basilar, o da intervenção informada e visível.
A procura de expor publicamente situações consideradas lesivas para o ambiente foi sempre um objetivo da Quercus, desde logo pela capacidade de amplificação da mensagem que os meios de comunicação social conseguem ter. Claro que tal nunca seria possível sem um amplo trabalho de base que sustentasse as posições tomadas.
A posição hoje assumida pela Associação na sociedade portuguesa parece apontar para o sucesso que as apostas feitas ao longo destes primeiros 25 anos acabaram por ter. |
Não menos importante é reconhecer os desafios que se colocam hoje e no futuro próximo a uma organização como a Quercus. Por esta razão, a comemoração dos 25 anos fez-se, sobretudo, com os olhos no futuro.
2012 – Prémio Ones Mediterrania da Mare Terra Fundación Mediterrània, categoria “Reconhecimento Internacional” (projectos de conservação da Natureza desenvolvidos no Tejo Internacional)
2012 – Menção honrosa no âmbito do Prémio BES Biodiversidade 2012 atribuída à Rede de Micro-reservas biológicas da Quercus
2012 – Prémio Energy Globe Awards Portugal, atribuído pela Energy Global Foundation, categoria “Juventude” (Projecto Ecobrigadas)
2011 – Prémio Informação atribuído pela APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça), na 6ª Feira a Gala Anual da Cortiça 2011
2011 – Prémio Tégula Romana, atribuído pela Plataforma Ciudadana Refinería NO
2010 – Galardão Rede Climática, da APEA, categoria “Associações” (prata)
2010 – Prémio Energy Globe Awards Portugal, atribuído pela Energy Global Foundation, categoria “Fogo” (Projecto Ecofamílias 225)
2010 – Prémio da ANECRA, Associação Nacional de Comércio e Reparação Automóvel (trabalho na área dos resíduos de veículos em fim de vida)
2010 – ANECRA – Cristal do Centenário “Qualidade, Ambiente e Segurança” (acção em prol da gestão do residual automóvel)2009 – Prémio Adenex 2008, atribuídos pela ADENEX, Associação de Defesa da Natureza e dos Recursos da Estremadura
1997 – Galardão dos Ford European Conservations Awards, no âmbito dos projetos destinados à juventude (Projeto Campos Ambientais dos Golfinhos do Sado)
1994 – Galardão de Prata dos Ford European Conservation Awards do ano de 1993 (Tejo Internacional)
1992 – Título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares
1992 – Prémio GLOBAL 500 atribuído pelo PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente)
Lançamento de Guia Prático sobre Ervas Comestíveis
– 30 Março |Livraria Ler Devagar, LX Factory em Lisboa
Ação de Sensibilização sobre Amianto
– 17 Abril | Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente
Sessão de Apresentação das Comemorações – Com a presença do Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva
– 18 Maio |Espaço Conhecimento, Edifício AXA, Parque das Nações em Lisboa
GreenCork Escolas
– Maio – Dezembro | Campanha nacional de sensibilização para a recolha de rolhas de cortiça
Campanha pelos Polinizadores
– Junho – Julho | Disponível em 99 lojas Pingo Doce
1ª Edição A.K.A. – Concurso de Ideias pelo Ambiente
Atribuição da Classificação Praias de Ouro 2015
2º Edição do Concurso de Fotografia Quercus – BMWi
2ª Edição da Campanha “Uma Árvore Pela Floresta”
Concurso de Fotografia FoodVision
Jornada do 9º aniversário do Projeto Cabeço Santo
Limpeza nas margens do Rio Tinto
Libertação de Aves
Workshop Aromas que Curam – Aromaterapia
Contos da Natureza – Hora do Conto
Conferência 30 Anos Quercus “Cidadania pelo Ambiente”
31 Outubro e 1 de Novembro| Vila Real
Ação de Sensibilização sobre Amianto
– 26 de Novembro |Auditório Fórum da Maia