3ª EDIÇÃO

O Minuto Verde Volta à Escola

Após o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” (2017) e a 2ª edição “O Minuto Verde Volta à Escola” (2023), a Quercus deu continuidade a esta iniciativa no ano letivo 2024/25, desafiando os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Básico a escrever e protagonizar o seu “Minuto Verde”, inspirados no formato original desta rubrica da Quercus na RTP1.

3ª edição

Vídeos finalistas

Uma EcoShop para toda a escola que promove a economia circular
AE Professor Agostinho da Silva, Casal de Cambra, Sintra

“Reutilizar nunca passa de moda!”: quem o diz é a Tiane João que nos fala da EcoShop “PiefAEPAS” do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, concelho de Sintra. Uma loja de roupa, calçado e acessórios em segunda mão, gerida pelos alunos e ao serviço de toda a comunidade escolar. Um excelente exemplo de economia circular!

___

Apresentação | Tiane João
Texto | Isabella Almeida, Dulcelene Semedo, Letícia Lima, Tiane João, Tomás Cardozo
Turma | 9ºD (2024/2025)
Docente responsável | Cláudia Sampaio

Cada gota de água poupada é uma passo em direção a um futuro mais sustentável
AE Raul Proença, Caldas da Rainha

Mesmo com as reservas de água reabastecidas pelas chuvas, não devemos esquecer os cuidados básicos com a poupança de água nas rotinas diárias. O Francisco Costa e colegas, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, nas Caldas da Rainha, deixam-nos algumas dicas simples mas eficazes que podem ser aplicadas tanto em casa como na escola. 

___

Apresentação | Francisco Costa
Texto | Francisco Cordeiro, Francisco Costa, Maria Leonor Ribeiro e Moisés Viola
Turma | 8ºA (2024/2025)
Docente responsável | Lúcia Figueiredo

Cultivar e compostar na escola pelas mãos dos alunos
AE Alto dos Moinhos, Terrugem

A Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos, na Terrugem, aderiu ao projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar”, dos SMAS de Sintra e a Madalena Lavado explica-nos como tudo funciona. Uma horta escolar gerida pelos alunos; um compostor a postos para receber os resíduos orgânicos da cantina e do bar, transformando-os em adubo para a horta; e hortícolas de qualidade que alimentam a comunidade escolar!

____

Apresentação e texto | Madalena Lavado
Turma | 9ºC (2024/2025)
Docente responsável | Conceição Marques

Microplásticos: como chegam até nós?
EBS Quinta das Flores, Coimbra

De certeza que já ouviste falar nos microplásticos, partículas tão pequenas que facilmente são ingeridas ou inaladas pelos seres humanos, através dos alimentos, da água ou do próprio ar. Mas de onde vêm eles? Como chegam até nós? A Sofia Roque, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, explica-nos!

____

Apresentação e texto | Sofia Roque
Turma | 8ºA (2024/2025)
Docente responsável | Beatriz Ladeiro

Respirar um ar de qualidade é um direito dos cidadãos
AE de Freixo, Ponte de Lima

Diretamente das instalações do MeteoFreixo, o centro de meteorologia do Agrupamento de Escolas de Freixo, concelho de Ponte de Lima, o Pedro fala-nos sobre um dos parâmetros diariamente monitorizados através de um sensor de qualidade do ar instalado na escola: as micropartículas PM 2.5, facilmente inaláveis e por isso prejudiciais à saúde respiratória.

____

Apresentação e texto | Pedro Machado
Turma | 9ºB (2024/2025)
Docente responsável | Sérgio Bastos

O que significa, realmente, uma cidade sustentável?
AE D. Afonso Henriques, Santo Tirso

O que significa, realmente, uma cidade sustentável? Será apenas um local com mais espaços verdes ou algo mais? A Teresinha Carvalho e colegas sugerem uma medida que pode ser implementada para reduzir o desperdício e melhorar a qualidade das comunidades locais.

____

Apresentação | Teresinha Carvalho
Texto | Ana Carolina Freitas, Dinis Moura, Gonçalo Silva, Marta Martins e Teresinha Carvalho
Turma | 9ºG (2024/2025)
Docente responsável | Susana Fernandes

Cada peça de roupa colocada neste ecoponto de têxteis deixa de ser lixo
AE Alto dos Moinhos, Terrugem

Fomos até à Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos, na Terrugem, conhecer um projeto de economia circular. Este EcoPonto para têxteis serve para depositar roupas sem utilidade, que são depois transformadas em fios reciclados, que dão origem a coisas tão diversas como sacos reutilizáveis, vasos ou camas para gatos e cães. A Ema conta-nos tudo!

____

Apresentação e texto | Ema Martins
Turma | 8ªA (2024/2025)
Docente responsável | Conceição Marques

Espécies exóticas invasoras: uma ameaça para a flora nativa
AE de Campo, Valongo

A erva-das-pampas e a mimosa são dois exemplos de espécies exóticas invasoras presentes no território nacional. Apesar da sua beleza, representam uma ameaça para a flora nativa. E o Caio, da Escola Básica e Secundária de Campo, em Valongo, dá-nos alguns conselhos para ajudar a combater a sua propagação.

____

Apresentação | Caio Goltara
Texto | Alice Monteiro, Caio Goltara, Iva Ferreira, Lourenço Almeida e Luiz Silva
Turma |
8ºD (2024/2025)
Docentes responsáveis | Idália Teixeira, Isabel Moura e Susana Carneiro

Um Planeta a aquecer: é urgente agir já!
EBS Quinta das Flores, Coimbra

Apesar de muitos ainda duvidarem da crise climática, os dados não mentem: 2024 foi o ano mais quente de sempre e registou concentrações recorde de #CO2 na atmosfera. Está em causa o nosso futuro e o das gerações que se seguem. A Maria Beatriz, estudante da EBS Quinta das Flores, em Coimbra, não tem dúvidas: é urgente tomar medidas para travar o #aquecimentoglobal do Planeta.

____

Apresentação e texto | Maria Beatriz Craveiro
Turma | 8ºA (2024/2025)
Docente responsável | Beatriz Ladeiro

Transportes mais limpos por um planeta mais verde
AE Fernando Pessoa, Santa Maria da Feira

Em 2019, os transportes foram responsáveis por um quarto das emissões de dióxido de carbono na União Europeia, com grande peso do transporte rodoviário. Como tornar este setor mais limpo? A resposta passa pelos transportes coletivos, pela mobilidade ciclável e ativa! E a comunidade escolar pode dar o exemplo, como sugere a Mariana, estudante na EB Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira.

____

Apresentação e texto | Mariana Silva
Turma | 8ºA (2024/2025)
Docente responsável | Graça Pais

Filmagens com os 10 finalistas

Galeria

Vídeos

No nosso canal Youtube podes ver os vídeos finalistas de todas as edições do projeto.

Sobre a 3ª edição do "O Minuto Verde Volta à Escola"

A 3ª edição do projeto O Minuto Verde Volta à Escola teve como público-alvo alunos do 8º e 9º ano do Ensino Básico, em Portugal Continental. Os mesmos foram desafiados a produzir e apresentar vídeos inspirados no formato da rubrica “Minuto Verde”, que a Quercus produz e apresenta diariamente na RTP1.

Foi proposta a inclusão desta atividade no âmbito de uma disciplina curricular (nomeadamente, Ciências Físicas e Naturais; Geografia; Cidadania e Desenvolvimento), com vista à abordagem de um tema ambiental relevante, que se enquadre num dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em destaque (ODS 3. Saúde de qualidade; ODS 6. Água potável e saneamento; ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12. Produção e consumo sustentáveis e ODS 15. Proteger a vida terrestre).

Nesta edição, foram recebidas 85 candidaturas de 22 instituições de ensino, com um total de 222 alunos participantes. Foram selecionados 10 trabalhos entre as candidaturas recebidas, cujos alunos e docentes foram visitados pela equipa da Quercus/Minuto Verde para realizar a gravação presencial.

Os 10 vídeos produzidos estão a ser divulgados através das redes sociais e plataformas vídeo (Facebook, Instagram e Youtube) e nesta página.

Os 10 trabalhos finalistas receberam como prémio um kit de material escolar oferecido pela Faber-Castell.

A equipa da Quercus deslocou-se às escolas num veículo elétrico cedido pela BMWi.

A 3ª edição do projeto O Minuto Verde Volta à Escola integra-se na candidatura “EcoCultivar – Biodiversidade e Educação Ambiental para um Futuro Sustentável”, promovida pela Quercus e apoiada pelo Fundo Ambiental em 2024, no âmbito do Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania”.

Vídeos de todas as edições

Regulamento do projeto

Conheces a rubrica Minuto Verde?

O “Minuto Verde” é uma rubrica de educação e sensibilização ambiental produzida e apresentada pela Quercus aos dias úteis de manhã durante o programa informativo “Bom Dia Portugal”, emitido na RTP1, RTP3, RTP África e RTP Internacional.

Desde 2017, a rubrica passou a ser também emitida diariamente, à tarde, no programa informativo “Portugal em Direto”, da RTP1.

Em episódios de 60 segundos gravados previamente, o Minuto Verde apresenta conselhos simples para reduzir a pegada ecológica no dia-a-dia, sensibilizando para a importância de preservar os recursos naturais e os ecossistemas.

Todos os episódios ficam disponíveis diariamente na plataforma RTP PLAY (http://www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde).


Criada em Março de 2006, a rubrica conta já com mais de 4800 emissões, tendo conquistado reconhecimento por parte do público e da sociedade em geral.

A rubrica é também utilizada como recurso pedagógico por parte de escolas e empresas, sendo atualmente um caso único de longevidade e continuidade na televisão portuguesa no âmbito desta temática. Este é um dos projetos mais antigos e reconhecidas da Quercus, sendo um raro caso de longevidade na televisão portuguesa no âmbito da temática ambiental.

Em termos de abrangência geográfica, o Minuto Verde já realizou deslocações a todos os distritos de Portugal Continental e também, por diversas vezes, às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, procurando, de forma descentralizada, mostrar os bons exemplos ambientais em todo o país.

Em 2017, a Quercus promoveu o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” apoiado pelo Fundo Ambiental, desafiando alunos do 8º ano do Ensino Básico a criar e apresentar os seus próprios “Minutos Verdes”. Em 2022, realizou-se a 2ª edição sob o nome “O Minuto Verde Volta à Escola”, alargada a todo o 3º ciclo do Ensino Básico e também com o apoio do Fundo Ambiental.

Entre 2018 e 2021, o “Minuto Verde” foi utilizado como ferramenta de divulgação de vários outros projetos de Educação Ambiental promovidos pela Quercus com o apoio do Fundo Ambiental, tendo sido realizados temáticos sobre mobilidade sustentável, economia circular, polinizadores e poupança de água.

Em Outubro de 2017, a Quercus lançou um livro inspirado nos conselhos da rubrica, editado pela Casa das Letras, e distribuído em 1000 lojas a nível nacional, com o apoio da RTP.

Em Setembro de 2017, o “Minuto Verde” foi distinguido com o prémio “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Entre 2012 e 2015, graças à perceção de que o programa tinha uma audiência significativa em países de língua portuguesa, através emissão da RTP África e RTP Internacional, foram realizados mais de 80 episódios especiais em 5 países lusófonos, com o apoio da CPLP e outras entidades: Cabo Verde e Moçambique (2012), São Tomé e Príncipe (2013), Angola (2014) e Timor-Leste (2015).

Ao longo dos anos, o programa tem estabelecido diversas parcerias com várias entidades (Turismo de Portugal, Direção Geral do Consumidor, etc.) no sentido de abordar áreas específicos com relevância ambiental.

Desde 2020 que os vídeos do “Minuto Verde” são utilizados no âmbito da disciplina de Ciências do 8º ano, como recurso digital associado à www.escolavirtual.pt da Porto Editora.

Em 2022, a rubrica “Minuto Verde foi distinguida com o Prémio Ciência Viva Media 2022, um galardão que visa premiar “personalidades e instituições que se destacam pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal”.

Em 2023, a Quercus promoveu a 2ª edição do projeto “O Minuto Verde Volta à Escola” apoiado pelo Fundo Ambiental, que voltou a desafiar alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Básico a criar e apresentar conteúdos audiovisuais inspirados no formato da rubrica ambiental “Minuto Verde”, dando continuidade à iniciativa-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” de 2017.

Promotor
Financiamento
Apoio à produção

A 3ª edição do projeto O Minuto Verde Volta à Escola integra-se na candidatura “EcoCultivar – Biodiversidade e Educação Ambiental para um Futuro Sustentável”, promovida pela Quercus e apoiada pelo Fundo Ambiental em 2024, no âmbito do Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania”.

Contacto telefónico: 217788474

Contacto eletrónico: minutoverde@quercus.pt