Após o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” (2017) e a 2ª edição “O Minuto Verde Volta à Escola” (2022), a Quercus dá continuidade desta iniciativa no ano letivo 2024/25, desafiando os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Básico a protagonizar o seu próprio “Minuto Verde”, o qual que deverão idealizar, escrever e apresentar, inspirados no formato original desta rubrica da Quercus na RTP1.
OS 10 MELHORES RECEBEM A NOSSA EQUIPA DE FILMAGEM E UM KIT DE MATERIAL ESCOLAR DA FABER-CASTELL!
Com base na experiência das edições anteriores, desta vez a participação dirige-se apenas a alunos do 8º e 9º ano do Ensino Básico. Poderão participar alunos de qualquer parte do território nacional, com reforço de divulgação nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo e Algarve, que registaram fraca adesão na edição anterior.
A nível temático, os alunos serão convidados a desenvolver vídeos com base nos eixos temáticos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3. Saúde de qualidade; 6. Água potável e saneamento; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Produção e consumo sustentáveis e ODS15. Proteger a vida terrestre.
Nesta edição, serão selecionados apenas 10 alunos entre as candidaturas recebidas, para receber a gravação presencial com a equipa profissional do Minuto Verde.
Os 10 vídeos produzidos serão divulgados através de publicações pagas nas redes sociais com recurso a publicações pagas (anúncios patrocinados) e identificados pela hashtag #ominutoverdevoltaaescola. Será tido como base o formato original (incluindo um genérico, uma moldura gráfica, um cronómetro decrescente de 60 segundos e legendas em rodapé). À semelhança dos vídeos finalistas da última edição, também estes serão propostos à RTP para transmissão em espaços juvenis de um canal do grupo.
Os 10 melhores vídeos receberão como prémio um kit de material escolar Faber Castell.
A 3ª edição do projeto O Minuto Verde Volta à Escola integra-se na candidatura “EcoCultivar – Biodiversidade e Educação Ambiental para um Futuro Sustentável”, promovida pela Quercus e apoiada pelo Fundo Ambiental em 2024, no âmbito do Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania”.
Vídeos das edições anteriores: https://www.youtube.com/@ominutoverdevaiaescola/videos
O “Minuto Verde” é uma rubrica de educação e sensibilização ambiental produzida e apresentada pela Quercus aos dias úteis de manhã durante o programa informativo “Bom Dia Portugal”, emitido na RTP1, RTP3, RTP África e RTP Internacional.
Desde 2017, a rubrica passou a ser também emitida diariamente, à tarde, no programa informativo “Portugal em Direto”, da RTP1.
Em episódios de 60 segundos gravados previamente, o Minuto Verde apresenta conselhos simples para reduzir a pegada ecológica no dia-a-dia, sensibilizando para a importância de preservar os recursos naturais e os ecossistemas.
Todos os episódios ficam disponíveis diariamente na plataforma RTP PLAY (http://www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde).
Criada em Março de 2006, a rubrica conta já com mais de 4700 episódios emitidos, tendo conquistado reconhecimento por parte do público e da sociedade em geral.
A rubrica é também utilizada como recurso pedagógico por parte de escolas e empresas, sendo atualmente um caso único de longevidade e continuidade na televisão portuguesa no âmbito desta temática. Este é um dos projetos mais antigos e reconhecidas da Quercus, sendo um raro caso de longevidade na televisão portuguesa no âmbito da temática ambiental.
Em termos de abrangência geográfica, o Minuto Verde já realizou deslocações a todos os distritos de Portugal Continental e também, por diversas vezes, às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, procurando, de forma descentralizada, mostrar os bons exemplos ambientais em todo o país.
Em 2017, a Quercus promoveu o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” apoiado pelo Fundo Ambiental, desafiando alunos do 8º ano do Ensino Básico a criar e apresentar os seus próprios “Minutos Verdes”. Em 2022, realizou-se a 2ª edição sob o nome “O Minuto Verde Volta à Escola”, alargada a todo o 3º ciclo do Ensino Básico e também com o apoio do Fundo Ambiental.
Entre 2018 e 2021, o “Minuto Verde” foi utilizado como ferramenta de divulgação de vários outros projetos de Educação Ambiental promovidos pela Quercus com o apoio do Fundo Ambiental, tendo sido realizados temáticos sobre mobilidade sustentável, economia circular, polinizadores e poupança de água.
Em Outubro de 2017, a Quercus lançou um livro inspirado nos conselhos da rubrica, editado pela Casa das Letras, e distribuído em 1000 lojas a nível nacional, com o apoio da RTP.
Em Setembro de 2017, o “Minuto Verde” foi distinguido com o prémio “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
Entre 2012 e 2015, graças à perceção de que o programa tinha uma audiência significativa em países de língua portuguesa, através emissão da RTP África e RTP Internacional, foram realizados mais de 80 episódios especiais em 5 países lusófonos, com o apoio da CPLP e outras entidades: Cabo Verde e Moçambique (2012), São Tomé e Príncipe (2013), Angola (2014) e Timor-Leste (2015).
Ao longo dos anos, o programa tem estabelecido diversas parcerias com várias entidades (Turismo de Portugal, Direção Geral do Consumidor, etc.) no sentido de abordar áreas específicos com relevância ambiental.
Desde 2020 que os vídeos do “Minuto Verde” são utilizados no âmbito da disciplina de Ciências do 8º ano, como recurso digital associado à www.escolavirtual.pt da Porto Editora.
Em 2022, a rubrica “Minuto Verde foi distinguida com o Prémio Ciência Viva Media 2022, um galardão que visa premiar “personalidades e instituições que se destacam
A tua candidatura deverá debruçar-se em temáticas relevantes no âmbito dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / Agenda 2030:
ODS 3. Saúde de qualidade
ODS 6. Água potável e saneamento
ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 12. Produção e consumo sustentáveis
ODS 15. Proteger a vida terrestre.
Podes saber mais sobre estes ODS aqui.
A solo ou em grupo, produz um guião de aproximadamente 150 palavras sobre um tema ambiental da atualidade, dando um conselho prático para reduzir a tua pegada ecológica no quotidiano.
Os guiões deverão ser elaborados no âmbito do trabalho extracurricular de uma disciplina, nomeadamente Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, etc.
Grava um vídeo de aproximadamente 1 minuto (por exemplo, com o telemóvel), em que apresentas o teu “Minuto Verde” com base do guião previamente escrito. Os guiões podem ser escritos em grupo (trabalho coletivo), desde que o vídeo seja apresentado por apenas um elemento.
Serão selecionados os 10 melhores trabalhos com base na avaliação dos seguintes critérios:
– relevância do tema escolhido;
– abordagem ao tema;
– originalidade;
– credibilidade da informação / guião;
– performance e postura ao nível da apresentação;
– equilíbrio geográfico, temático e de género entre os 10 selecionados.
Damos-te algumas dicas no tutorial mais abaixo!
Envia o teu vídeo até 31 de outubro para minutoverde@quercus.pt (pode ser usada uma plataforma de partilha como Google Drive ou semelhante).
Não te esqueças de indicar:
– nome completo,
– idade
– ano de escolaridade
– instituição de ensino (nome do agrupamento e da escola)
– contacto eletrónico e telefónico (pode ser do docente responsável e/ou encarregado de educação).
No mesmo e-mail, deverá ser enviada a declaração de participação no projeto autorizada pelo encarregado de educação. Descarregar o ficheiro aqui.
No caso do guião ter sido escrito por mais alunos além do que apresenta, deverão ser indicados os nomes de todos.
No caso de haver participações de vários alunos da mesma turma, podem ser enviadas os vários trabalhos num mesmo e-mail pelo docente em questão.
Os vídeos / alunos selecionados de norte a sul do país receberão a visita da equipa real do Minuto Verde na sua escola, onde irão gravar profissionalmente o seu “Minuto Verde”, com o apoio de um teleponto, onde será inserido o guião da sua autoria, devidamente revisto.
A equipa de filmagem (que é a mesma do formato original do Minuto Verde) deslocar-se-á a cada escola de acordo com um calendário pré-definido, para efetuar as gravações dos conteúdos, fazendo-se acompanhar de um estúdio móvel com os meios técnicos necessários para a gravação dos pivots.
Estas deslocações serão realizadas em veículos elétricos cedidos pela BMWi, por forma a reduzir o seu impacte ambiental.
Será atribuído um kit de material escolar da Faber-Castell a cada um dos 10 vídeos finalistas.
No nosso canal Youtube está disponível um tutorial em 3 partes com dicas para preparares e apresentares o teu Minuto Verde. Também podes ver os vídeos finalistas das duas primeiras edições.
A 3ª edição do projeto O Minuto Verde Volta à Escola integra-se na candidatura “EcoCultivar – Biodiversidade e Educação Ambiental para um Futuro Sustentável”, promovida pela Quercus e apoiada pelo Fundo Ambiental em 2024, no âmbito do Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania”.
Contacto telefónico: 217788474
Contacto eletrónico: minutoverde@quercus.pt