A Carta: Uma Mensagem Para a Nossa Terra

Quercus convida a ver o legado do Papa Francisco numa Junta de Freguesia perto de si

 

O primeiro eco-serão com cinema realizou-se no dia 21 de Julho, pelas 19 horas, na Casa da Cultura Póvoa Rio de Moinhos. A sessão  contou com a participação da Presidente da Junta de Freguesia, Drª Ana Sofia Pereira e do Padre Carlos Almeida e terminou pelas 23h. Tivemos a agradável surpresa de reunir 27 pessoas que partilharam as suas perspectivas e a vontade de mudar comportamentos para mitigar a crise climática. Muitos referiram a necessidade de valorizar o que (ainda) temos e a urgência de agirmos localmente, e em conjunto, cooperando e reactivando os laços comunitários.  Nós sublinhámos a importância, e capacidade, da sociedade civil para  criar  espaços de diálogo com o poder político estimulando uma mudança de perspectiva – urge trocar a actual “Babel de arrogância”, referida pelo Papa, pela preservação da Natureza. Relembrámos também a existência de soluções e, dada a importância fundamental da agricultura nesse sentido, servimos uma merenda com produtos biológicos e locais para sublinhar o quanto a produção da comida é determinante. Não só em relação à preservação dos comuns ( solo, água, biodiversidade, ar, …) mas, sobretudo, em relação ao sequestro do carbono. A merenda foi enriquecida por outras iguarias oferecidas por duas freguesas e pela nossa associada Vale da Esteva.

Estamos a agendar as próximas sessões mas esta encheu-nos de esperança e confirmou o que já suspeitávamos – existe uma energia de mudança no ar. Conseguir canalizá-la é que é o grande desafio. Mas se queremos reanimar a sociedade civil e estimular a transição que urge acontecer teremos de o fazer, e depressa.

Nota : Se houver algum núcleo interessado em fazer  eco-serões  nós partilhamos todos os materiais ( emails, comunicados, cartaz, estratégia,…) e esclarecemos dúvidas. Basta enviarem um email para castelobranco@quercus.pt

 

Links

Documentário “A Carta: Uma Mensagem para a Nossa Terra”, inspirado na encíclica Laudato Si’

Créditos fotográficos: Quercus Castelo Branco

Divulgação nos meios de comunicação:

Secret Link