+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus e Águas do Ribatejo assinam Protocolo de Cooperação na área da sensibilização ambiental

A empresa ÁGUAS DO RIBATEJO e a QUERCUS assinaram, no passado dia 22 de Dezembro, um protocolo de cooperação na área da sensibilização ambiental, que visa fomentar o uso racional da água como bem “finito e essencial para a vida”. A cerimónia contou com a presença da Governadora Civil do Distrito de Santarém, Dra. Sónia Sanfona e de um conjunto de entidades da região.

 

O protocolo foi assinado pelo Professor Francisco Ferreira, da parte da Quercus e pelo presidente do Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO, José Gameiro de Sousa Gomes e pelos vogais Dr. António José Ganhão e Dr. Dionísio Simão Mendes, em representação da empresa.

 

É objectivo da Quercus e da Águas do Ribatejo desenvolverem um projecto que consubstancie três vertentes consideradas prioritárias dentro da gestão do consumo de água para consumo:

– Aprofundar os conhecimentos sobre o perfil do consumo da água, com ênfase particular mas não exclusivo no sector doméstico, na procura de uma melhor gestão deste recurso natural;

– Aplicação de um novo paradigma em termos de educação e formação ambiental, direccionado para a sensibilização directa de decisores locais e da população em geral, privilegiando a informação e formação através de um contacto personalizado e/ou recorrendo a novas tecnologias;

– Estabelecimento de parcerias entre organizações não governamentais, a administração pública, empresas e outras instituições particulares específicas como Fundações para que haja um trabalho conjunto na resolução dos problemas ambientais.

 

O Projecto EcoCasa é assim uma oportunidade de envolvimento dos consumidores de água da região num projecto cujo objectivo é fomentar a montante a mudança de comportamentos e uma correcta gestão da água e energia a nível doméstico e nas escolas.

 

Este projecto privilegia as escolas, mas é aberto às comunidades, procurando envolver conjuntos de cidadãos, autarcas e outros agentes da vida pública.

 

Estão previstas acções de sensibilização sobre uso racional da água nas escolas e junto do público; o estudo de consumos de água nas escolas e a implementação de medidas para os reduzir; a promoção de concursos para elaboração de estudos e trabalho sobre a água; a apresentação de uma rubrica diária nas rádios locais da responsabilidade da Quercus e onde se promove os bons hábitos de consumo de água e as boas práticas ambientais; a disponibilização de uma simulador de consumos de água no sítio www.aguasdoribatejo.com por parte da Quercus e a produção de campanhas de sensibilização junto dos utentes dos sistemas de águas e saneamento da Águas do Ribatejo, entre outras iniciativas.