+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus contesta abate de árvores de grande porte na N101 em Vila Verde pela Infraestruturas de Portugal

A Quercus foi alertada para um corte de dezenas de árvores de frondosas junto da Estrada Nacional – N101, no concelho de Vila Verde, no distrito de Braga, o qual está a ser promovido pela empresa IP – Infraestruturas de Portugal, S.A.

A IP, está a cortar dezenas de carvalhos-alvarinhos (Quercus robur) e ciprestes-do-Buçaco (Cupressus lusitanica), junto da N101, no troço entre Vila Verde e o limite do concelho com Ponte da Barca. Atualmente a intervenção encontra-se na zona da Portela de Vade, existindo centenas de árvores de grande porte em bom estado vegetativo, algumas estão a ser cortadas, sem que fosse manifestamente necessário.

A Quercus espera também que o Município de Vila Verde intervenha para esclarecimento público sobre o motivo de abate das árvores junto da N101.

A maioria das árvores foram plantadas pela antiga Junta Autónoma das Estradas em meados do século passado, por motivos paisagísticos, de ensombramento do pavimento e de amenização do clima, entre outras. A N101 é uma das estradas nacionais do Minho com melhor enquadramento paisagístico devido a estas árvores e à floresta envolvente, o que poderia justificar a sua classificação como Estrada Património.

A IP tem efetuado cortes de árvores indiscriminados em várias estradas nacionais no País, incluindo sobreiros e outras árvores autóctones, alegadamente devido ao desajustamento dos critérios técnicos para as faixas de gestão de combustível, no âmbito da regulamentação da prevenção de incêndios que deverá ser alterada pelo ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

A IP deverá promover as boas práticas de gestão do arvoredo, marcando as árvores a intervencionar e disponibilizando publicamente os relatórios de avaliação fitossanitária ou de risco, antes de avançar para o corte das árvores, contudo, apesar dos alertas, continua sem acontecer, o que revela má gestão.

A Quercus espera que a IP promova a conservação do Património Natural público, sob a sua gestão, no âmbito da responsabilidade social e ambiental.

 

Lisboa, 11 de agosto de 2022

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza