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Formação à distância: Biodiversidade na Área Transfronteiriça: Sensibilização e Vigilância Ambiental

A ação está integrada no projeto BIOTRANS “Gestión Integrada de la Biodiversidad en el Área Transfronteriza”, cofinanciado pelo FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

O objetivo do projeto é a gestão conjunta e integrada da conservação da biodiversidade na região da EUROACE (Centro-Alentejo-Extremadura) através da implementação de ações conjuntas e sinérgicas entre parceiros ibéricos para proteger e conservar a biodiversidade da área. A singularidade e diversidade biológica existente ao longo da fronteira, com extensos ecossistemas e áreas naturais protegidas, é um dos fatores valorizados.
O conhecimento da biodiversidade regional por parte dos professores é importante para a sua conservação, indo esse conhecimento ser transmitido para a população da região.

A Educação Ambiental é um dos domínios obrigatórios da Educação para a Cidadania. É enquadrado pelo Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, que no Subtema Estratégia para a conservação da Biodiversidade, tem como objetivo «Conhecer os parques naturais e áreas protegidas de Portugal como parte da estratégia para a conservação da Biodiversidade» e como indicador de desempenho «Participar em visitas a Áreas Protegidas». Um outro indicador é «Participar em projetos e estudos de caso relativos a estratégias de conservação da Biodiversidade em casos concretos»


CONTEÚDOS

1. O projeto Biotrans
• A Cooperação Transfronteiriça. Programa INTERREG-POCTEP 2021-2020.
• Projeto BIOTRANS: Gestão Integrada da Biodiversidade na região EUROACE.

2. Educação ambiental
• A Educação Ambiental nos currículos escolares;
• A transversalidade da Educação Ambiental;
• Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável;
• Os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável;
• O Referencial da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e os seus temas.

3. Aspetos e problemática ambiental
A.Conservação da natureza/recursos naturais /território
1. Biodiversidade
• A importância da Biodiversidade;
• A Biodiversidade como recurso na região EUROACE;
• Principais ameaças à Biodiversidade;
• Conservação e recuperação.
2. Florestas
3. Oceanos

4. Programas de Vigilância Ambiental
• Técnicas de Identificação de espécies características de Flora e Fauna na região EUROACE, com utilização de aplicações como a inaturalist e plataformas como a invasoras.pt;
• Programa de Vigilância Ambiental:
• Objeto, estrutura, importância e finalidade;
• Espécies invasoras;
• Medidas: preventivas, corretoras e compensatórias;
• Espécies protegidas. Conservação e Melhoria de habitats;
• Atuações de controlo e seguimento;
• Avaliação dos resultados finais.

5. Caso Prático (5h)
Resolução de caso prático em relação aos conteúdos desenvolvidos:
Optar-se-á por uma visita a um espaço natural, preferivelmente na área do Parque Natural da Serra de São Mamede

6. Planificação de saídas de campo adaptadas ao currículo dos alunos, para vigilância ambiental.

 

OBJETIVOS

Sensibilizar os docentes da região EUROACE em matéria de Vigilância Ambiental, de forma que possam divulgar e orientar os seus alunos sobre as oportunidades em Vigilância Ambiental;

Identificar os distintos problemas e riscos ambientais que se possam gerar nas atividades e projetos de desenvolvimento, assim como as possíveis soluções e medidas de intervenção;

Adquirir os conhecimentos necessários para a elaboração dos Programas de Vigilância Ambiental.

Facilitar ligações e redes, intercâmbio e interação entre todos os interessados na Conservação da Natureza e na Educação Ambiental.

Fornecer espaço e oportunidades para o refinamento e a promoção do conceito e da transição para o desenvolvimento sustentável – por meio de todas as formas de aprendizagem e de sensibilização dos cidadãos.

Incentivar o aumento da qualidade de ensino e aprendizagem na educação.

 

FICHA DA AÇÃO

Formador: José Janela

Com o apoio dos especialistas da QUERCUS: Alexandra Azevedo, Carolina Nunes, Carlos Silva, Domingos Patacho, Nuno Alegria, Sandra Pereira

Modalidade: Oficina de Formação(b.learning) (25 + 25h)

Acreditação: CCPFC/ACC-114106/22

Público-alvo:

Artº 8º do RJFC – Grupos de recrutamento 230, 520
Artº 9º do RJFC (Dimensão Científica e Pedagógica): Grupos de recrutamento 230, 520

1 Turma: b.learning

Cronograma:
15 horas online síncronas;
05 horas online assíncronas;
05 horas presenciais;
25 horas de trabalho autónomo

27/Abr; 04, 11, 18/Mai; 28/Jun;
Sessão presencial: 28/Mai

 

Enviar a ficha de inscrição por correio, fax ou mail para o CEFOPNA

 

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO – CEFOPNA

Escola Secundária Mouzinho da Silveira
Avenida do Bonfim
7300-067 PORTALEGRE

Telefone: 245 208 676 e 245 205 768
Fax: 245 205 768

Correio Electrónico: cefopna@gmail.com
URL: www.cefopna.edu.pt