+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Alternativas não químicas para controlo de plantas infestantes

A mera substituição dos herbicidas por meios alternativos é dispendiosa e ineficaz. No documento “Linhas Orientadoras – Controlo de Plantas Infestantes em Espaços Públicos” e no website do projeto europeu Pesticide Free Towns – Localidades sem Pesticidas, com versão portuguesa disponível: http://www.localidades-sem-pesticidas.info/ poderá encontrar informação sobre a abordagem e métodos de controlo das ervas espontâneas.

A primeira lição a reter é uma maior tolerância perante este recurso, pelo que a paisagem tem necessariamente de ser mais verde e florida; implementar medidas preventivas de modo a limitar a necessidade de controlo, como a reparação de juntas, adaptação de tipos e áreas dos pavimentos e áreas ajardinadas mais naturais de baixa manutenção (que irão também libertar mão-de-obra para as áreas onde o controlo é inevitável); usar equipamentos alternativos sempre que necessário.

  • Métodos biológicos: O abafamento através de empalhamento/mulching (casca de pinho ou estilha de materiais florestais), plantação de plantas abafantes ou simplesmente plantação densa, de preferência com espécies autóctones, para uma boa cobertura do solo; a instalação de prados em vez de relvados, são alguns exemplos que se podem aplicar em taludes e/ou espaços ajardinados. O pastoreio é particularmente interessante pelo aproveitamento do recurso natural que são as ervas espontâneas, e em áreas de acesso mais difícil aos equipamentos de monda mecânica, por exemplo. Mesmo em áreas urbanas é uma opção a considerar tal como o fez Gent, uma cidade com cerca de 250.000 habitantes na Bélgica: ver vídeos em  http://www.localidades-sem-pesticidas.info/videos-inspiradores  e https://www.youtube.com/watch?v=Qx05TN3e8Jo
  • Monda manual: Uma das lições a reter de autarquias europeias, algumas das quais abandonaram o uso de herbicidas há décadas, é o retorno deste método pelo facto de se permitir que algumas espécies de ervas espontâneas colonizem áreas ajardinadas, pelo que apenas são removidas as espécies com características indesejadas.
  • Monda moto-manual e mecânica: Motorroçadora e destroçadores são já amplamente conhecidos, e aplicáveis em bermas e taludes de estradas, e têm surgido novos equipamentos que permitem a monda mecânica também em pavimentos (de cerâmica, asfalto ou pedra)
  • Monda térmica: queimadores a gás de calor direto ou indireto, jacto de água quente, vapor de água ou de espuma. Estes métodos são especialmente desenhados para pavimentos.

 

 

Voltar