O workshop, que se realizará a 27 de outubro de 2021, é co-organizado pela Factor Social, a Quercus e a Sociedade Portuguesa de Inovação e pretende trazer esta discussão a Portugal.
Chiclete: mastiga OU deita fora?
As tecnologias e os materiais emergentes colocam múltiplos desafios: podem surgir novas questões ambientais, de saúde pública e de segurança com o desenvolvimento de nanomateriais. Por exemplo, a discussão sobre o uso de dióxido de titânio em cosméticos e aditivos alimentares, entre outros, tem-se amplificado e prolongado dos longo dos últimos anos, tanto que esta substância patente em múltiplos produtos (incluindo até pastilhas elásticas) será banida dos aditivos alimentares em 2022, por proposta da Comissão Europeia. Mas este é apenas um pequeno exemplo da enorme quantidade e diversidade de nanomateriais que existem no mercado e das suas inúmeras aplicações em vários campos, que incluem também a medicina e as tecnologias ambientais.
Transparência no mundo dos nanomateriais
O que está a ser feito para criar quadros mais transparentes para o desenvolvimento, aplicação e eliminação de nanomateriais fabricados? Três projetos “irmãos” financiados pelo programa H2020 da Comissão Europeia, RiskGONE, Gov4Nano e Nanorigo, estão a centrar-se nestas questões. A Factor Social, a Quercus e a Sociedade Portuguesa de Inovação são parceiros portugueses que fazem parte dos consórcios que gerem dois desses projetos. Por isso quiseram também divulgar estas questões junto do público português com curiosidade e interesse em nanotecnologias e nanomateriais, para discutir como é que podemos melhor governar a sua produção e utilização.
O workshop “Governança de riscos: Nanotecnologia e nanomateriais” será realizado online e terá uma duração de cerca de 90 minutos. Será abordado um modelo potencial para um Conselho de Governação de Risco e a forma de implementá-lo no espaço europeu.
Agenda (online) – 27 outubro 2021
16.30 – Boas vindas e apresentação de oradores
16.35 – Vídeo e breve introdução aos projetos NMBP-13
17.00 – Oradores convidados:
Dalila Antunes (Factor Social) – Cenários para um Conselho de Governação de Riscos dos Nanomateriais
Maria João Silva (INSA – Ministério da Saúde) – Avaliação do risco para a saúde e sua relevância e integração nas políticas e regulamentação dos nanomateriais/ nanotecnologia.
17.35 – Perguntas e Respostas; Discussão
17.55 – Encerramento
O evento é gratuito e aberto a todos os que têm interesse em nanotecnologias e nanomateriais.
Mais informações AQUI incluindo um vídeo de apresentação.