+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus, Missão Continente, Corticeira Amorim, BA Glass e Município da Maia juntas pela reciclagem e reflorestação do território nacional

· O Programa Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2021/2022 irá desenvolver várias atividades ligadas ao tema “A Cortiça no Ano Internacional do Vidro” e que este ano conta com o apoio da BA Glass, promovendo a reciclagem da cortiça e do vidro e da conservação da floresta portuguesa através da plantação de espécies autóctones;

· A Campanha Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros promove a recolha de rolhas de cortiça junto das Escolas, IPSS e Escuteiros de todo o país, e serão premiadas as entidades que mais esforço demonstrarem ao longo dos próximos 9 meses;

· A Campanha e o Programa enquadram-se no projeto Green Cork, que resulta de uma parceria que envolveu várias centenas de milhares de alunos e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas e a plantação de mais de 1 milhão e 200 mil árvores desde 2008.

Com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça e do vidro e contribuir para a reflorestação em Portugal, a Quercus em parceria com a Missão Continente, Corticeira Amorim e BA Glass e com o apoio da Câmara Municipal da Maia, irão realizar no próximo dia 25 de outubro entre as 10:30 e as 11:40 a Conferência de Lançamento da Campanha e Programa Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2021/2022. Terá lugar nesta sessão a apresentação das atividades a desenvolver no corrente ano letivo e a entrega de prémios às entidades vencedoras da edição de 2020/2021.

A campanha de sensibilização acontece no âmbito do Green Cork, um projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Missão Continente e a Corticeira Amorim, que permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas, pretendendo recordar os portugueses sobre a importância da reciclagem de cortiça e sensibilizar para as vantagens ambientais dos produtos de cortiça, enquanto suporte de um ecossistema com caraterísticas únicas.

O montado de sobro contribui para a conservação da biodiversidade e para a sobrevivência de muitas espécies de fauna autóctone, algumas em perigo de extinção. A sua importância é igualmente notória no plano da fixação de CO2, na regulação do ciclo hidrológico e na retenção de água, na prevenção da desertificação e do despovoamento das áreas rurais.

A reciclagem, além de permitir a reutilização da cortiça em novos produtos, permite estender o seu ciclo de vida e os benefícios ambientais associados, em particular a sua capacidade de armazenar CO2.

O Green Cork ajuda a responder a outros desafios, nomeadamente na promoção da literacia ambiental e a plantação de árvores que integram a floresta autóctone portuguesa (em que se inclui o sobreiro). Através da receita das rolhas entregues para reciclagem, a Quercus financia o projeto “Floresta Comum”, ao abrigo da qual já foram plantadas mais de 1 milhão e 200 mil árvores. Este projeto tem como missão promover a produção, angariação e distribuição de árvores autóctones a projetos que demonstrem motivação, comprovem competências e possuam os meios necessários para proceder ao plantio e cuidado das florestas que tencionam plantar.

Maia, 22 de outubro de 2021