+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Ameaça : Electrocussão- Iniciativa 20-20- 20

202020_eletro__post_insta.jpg

 

O Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS) é um projecto do núcleo regional de Castelo Branco da Quercus, com o apoio da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESA) do Fundo Ambiental e de outros mecenas. O CERAS tem como principal objectivo recuperar animais selvagens debilitados e devolvê-los ao meio natural. No ano em que celebra 20 anos, o CERAS está a promover a iniciativa 20-20-20, durante os próximos meses no âmbito das celebrações do vigésimo aniversário do CERAS vamos promover um conjunto de iniciativas associadas às vinte principais causas de ameaça à Biodiversidade, causas estas que fazem com que deem entrada no CERAS cerca de 300 animais por ano. Para cada uma destas ameaças vamos dar a conhecer a sua origem e as soluções que podem ajudar a evita-las, minimiza-las ou mesmo a acabar com estas ameaças que matam e provocam lesões na nossa fauna protegida. Estas ameaças têm uma dimensão e expressão nacional, e por vezes até internacional. Ao longo destes 20 anos o CERAS recolheu um conjunto de informação estatística e geográfica relevante, tendo já sido identificados vários locais e problemáticas que necessitam de medidas e actuações.

 Ameaça : Electrocução em linhas elétricas

A electrocução com linhas aéreas de distribuição e transporte de energia é uma das principais causas de mortalidade não natural de espécies de aves em perigo de extinção como o a águia-imperial-ibérica, águia de bonelli ou o Milhafre-real. Anualmente morrem ou são feridos por electrocução  centenas de animais selvagens protegidos por lei. Em Portugal já foram registadas 137 espécies de aves eletrocutadas com linhas elétricas. Destas, 25% têm um estatuto de conservação desfavorável segundo o livro vermelho dos vertebrados portugueses.

Estima-se que morram anualmente nas áreas protegidas em Portugal continental por colisão e eletrocussão cerca de 100 mil aves selvagens e em todo o território cerca de 300 mil aves por ano. Os grupos de fauna mais afectados que deram entrada no CERAS e que representam cerca de 15% das entradas anuais foram as aves de rapina diurnas e nocturnas, águias, abutres, mochos, corujas e os ciconiformes como cegonhas e  garças.

 

O que se pode fazer para reduzir esta ameaça?

 A Quercus tem trabalhado no terreno com empresas do sector energético com a administração pública e outras ongas de forma a reduzir esta ameaça. No âmbito dos protocolos de colaboração foi criada uma Comissão Técnica e Científica Mista de Acompanhamento (CTALEA).Esta comissão  promoveu o guia técnico de construção de  Redes – Linhas “Projecto e construção de infra-estruturas eléctricas em Áreas Protegidas, IBAS e em Zonas de Protecção Especial”, assegurando assim o cumprimento da Directiva Aves, designadamente do seu artigo 4º.Desta forma, as novas linhas construídas nestas áreas serão mais seguras para as aves e terão melhor qualidade de serviço na distribuição de eletricidade.

 

Pontos negros identificados

 As linhas elétricas existentes à várias décadas nos parques naturais e identificadas, nos estudos promovidos pelas ONGAS, como de elevada perigosidade para a avifauna, estão a ser alvo de obras de correção e sinalização integrando tecnologias experimentais de minimização do impacte sobre a avifauna, tendo sido realizadas obras de correção em mais de 650km de linhas entre 2003 e 2018.

 

D7873BC2-D7D7-46C9-9829-792C8E7A1EFD.jpg

O que todos podemos fazer?

Quando encontrar animais feridos: Contacte de imediato as autoridades:

SOS AMBIENTE (24horas chamada local) Tel.: 808200520

Se encontrar aves mortas por suspeita de electrocução contacte-nos  para.linhaseletricas@quercus.pt

PARTICIPE! A sua colaboração é fundamental.

Mais informação  em : http://www.quercus.pt/projectos/linhas-electricas-e-aves