+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Revisão do critério de cálculo do menor custo do ciclo de vida de um produto pode duplicar poupanças de energia | EEB WG Coolproducts, 2013

coolproductsO estudo “Fine-Tuning the Ecodesign Engine – Improving on the Least Life Cycle Cost Criterion for a Doubling of Energy Savings”, foi publicado em dezembro de 2013 e no âmbito da campanha europeia “Coolproducts”, a qual integra várias associações de defesa do ambiente ao nível europeu, entre as quais a Quercus.

O estudo mostra que colocar produtos mais eficientes no mercado se pode traduzir numa longa lista de benefícios para a economia e o ambiente: reduz o consumo e a fatura de eletricidade, permite maior segurança e reforço do abastecimento de energia, alivia a pressão sobre as redes de energia, gera vantagens económicas para as empresas (através de poupanças e criação de empregos) e ajuda a cumprir as metas para a redução das emissões de carbono. A conceção ecológica de produtos (Ecodesign, da sigla em inglês) é uma das ferramentas mais poderosas para tornar os produtos cada vez mais eficientes e com melhor desempenho ambiental, e assim reduzir as emissões.

 

Em vigor desde em 2009, a Diretiva sobre conceção ecológica de produtos (Diretiva 2009/125/CE) estabelecia uma fórmula que permitia determinar o menor custo do ciclo de vida de um produto para o utilizador, a partir da comparação entre os custos de melhoria tecnológica de um produto e as poupanças obtidas pela sua maior eficiência energética ao longo do seu tempo de vida.

 

O estudo mostra que esta fórmula é excessivamente conservadora e subestima significativamente o potencial de poupança que poderia ser conseguido pela implementação da Diretiva. O resultado é o desajuste e a desatualização na aplicação de políticas a longo prazo, logo desde que estas entram em vigor. No âmbito da revisão da Diretiva de conceção ecológica de produtos, esta fórmula poderá ser revista e assim duplicar as poupanças alcançadas pela melhoria da eficiência energética dos produtos, uma revisão que poderá acontecer já em 2014. Este estudo apresenta as várias opções disponíveis para a revisão da Diretiva sobre a conceção ecológica de produtos.

 

O estudo pode ser consultado aqui.
http://www.coolproducts.eu/tuning-ecodesign