+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Melhoria da eficiência energética traz poupança acima da fatura anual da importação de combustíveis da UE | AIE, 2015

edificios

Nos 29 países membros que integram a Agência Internacional de Energia (AIE), as melhorias na área da eficiência energética conseguidas desde 1990 permitiram poupar mais de 550 mil milhões de dólares USD – um valor superior à fatura anual da importação de combustíveis na União Europeia. Esta conclusão está presente no relatório “Energy Efficiency Market Report 2015 – Market Trends and Medium-Term Prospects” divulgado recentemente pela AIE.

 

A eficiência energética não significa apenas reduzir as faturas de energia para os consumidores, permitindo também ajudar os governos a melhorar a segurança energética e reduzir tanto as importações como a exposição às flutuações do mercado internacional de energia. Este relatório mostra que as melhorias de eficiência energética realizadas desde a década de 1990 evitaram, só em 2014, 80 mil milhões de dólares USD em importações de combustíveis fósseis nos países membros da AIE. A Alemanha, por exemplo, poupou em 2014 30 mil milhões de dólares USD em importações e aumentou o seu excedente comercial em 12% , enquanto o Japão reduziu o seu excedente comercial em 8%.

 

O consumo de energia per capita nos países membros da AIE caiu para níveis nunca vistos desde a década de 1980, numa altura em que o rendimento per capita nunca foi tão alto e o acesso a serviços de energia está em constante expansão. A AIE estima que os investimentos em eficiência energética desde 1990 tenham sido o fator mais importante para explicar a estagnação na procura de energia, uma tendência observada nos seus países membros. A intensidade energética, ou seja, a quantidade de energia necessária para gerar o Produto Interno Bruto, melhorou (isto é, reduziu) 2,3% em 2014 nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa mais rápida desde 2011 e ao alcance da meta definida pela Sustainable Energy 4 All de 2,6% ao ano.

 

As políticas e os mercados foram fundamentais para reforçar a melhoria da eficiência energética em 2014. Nos edifícios dos Estados Unidos das América e da Alemanha, os investimentos feitos neste tipo de medidas ultrapassaram o investimento total em construção ao longo dos últimos cinco anos. Este aumento foi conjugado por políticas e investimentos públicos, os quais alavancaram investimentos no setor privado. Na Alemanha, por exemplo, 2,4 mil milhões de dólares USD foram investidos no aumento da eficiência dos edifícios residenciais, o que incentivou investimentos privados na ordem dos 14 mil milhões.

 

Contudo, a perspectiva de aumentar o investimento na área da eficiência energética está a ser desafiada pela queda do preço da energia em alguns mercados. Nos EUA, onde os preços da gasolina caíram um terço, as vendas de veículos utilitários desportivos (SUVs) e outros veículos menos eficientes estão a aumentar, e os progressos no sentido de uma maior eficiência da frota estagnaram. As políticas, tais como a Diretiva CAFE sobre qualidade do ar (2008/50/CE de 21 de Maio), devem fornecer uma base para a melhoria contínua da eficiência. No entanto, perante uma tendência de longo prazo de baixo preço do petróleo, os governos terão de intensificar os esforços de modo a garantir as condições necessárias para mais investimento em eficiência energética.

 

O relatório está disponível em: http://www.eceee.org/all-news/news/news-2015/2015-10-08/medium-term-energ-efficiency-market-report-2015