+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Evolução global das energias renováveis | Junho 2012

fotovoltaicoA Rede de Políticas de Energias Renováveis para o século 21 (REN21) é uma rede mundial constituída por governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais e associações industriais, que tem como objetivo promover as energias renováveis em todo o mundo. A REN21 publicou em Junho último o estudo “Renewables 2012 – Global Status Report” sobre a evolução do mercado global das energias renováveis. Com a colaboração de mais de 400 especialistas e técnicos e publicado anualmente desde 2005, este estudo é a referência mais atual sobre as tendências de mercado, investimentos e política das energias renováveis a nível mundial.

As energias renováveis atualmente representam uma parcela significativa e crescente no consumo de energia final em todo o mundo. Este estudo da REN21 mostra que, em 2011, as renováveis continuaram a crescer fortemente em todos os setores que consomem energia, como a produção de eletricidade, transportes e aquecimento/refrigeração. Em 2011, cerca de 16,7 % do consumo global de energia final era proveniente de fontes renováveis, uma tendência crescente com a expansão destas tecnologias.

 

No sector da produção de eletricidade, as energias renováveis contribuíram com cerca de metade da nova capacidade instalada em 2011 a nível global (208 GW). No total, e para o ano de 2011, a capacidade total de produção de eletricidade por via renovável excedeu 1.360 GW, mais 8% face a 2010. Deste valor, a energia eólica contribuiu 40%, a solar fotovoltaica 30% e a hídrica 25%. As energias renováveis representam mais de 25% da capacidade total de produção de eletricidade estimada a nível global (5.360 GW) e 20,3% da eletricidade fornecida em 2011.

 

O sector do aquecimento e refrigeração oferece um grande potencial para a implantação das energias renováveis, mas ainda pouco explorado. O calor produzido a partir de biomassa, energia solar e geotérmica está a evoluir de forma lenta nos países da União Europeia, à medida que são implementadas políticas de incentivos para a sua utilização. A produção combinada de calor e eletricidade (microgeração), o aquecimento e arrefecimento renovável para redes domésticas e o uso de calor renovável para fins industriais são tendências em franco crescimento para este sector.

 

Já no sector dos transportes, a energia renovável é utilizada sobretudo na forma de biocombustíveis líquidos e gasosos. Em 2011, 3% do mercado global de combustíveis para os transportes era fornecido por biocombustíveis líquidos. A produção de biodiesel esteve em forte expansão enquanto a produção de etanol manteve-se constante ou em ligeiro decréscimo em 2011 face ao ano anterior. Os comboios, motociclos e automóveis elétricos são outras tecnologias que podem incorporar energias renováveis no sector dos transportes, e cada vez mais utilizadas para reduzir o impacto deste sector sobre as alterações climáticas.

Na União Europeia (UE), 71% da nova potência elétrica instalada em 2011 foi proveniente de fonte renovável, sobretudo energia solar fotovoltaica. Na UE, a capacidade total de produção de eletricidade por via renovável atingiu 31,1% em 2011. A Alemanha é um dos países europeus que mais investe em energias renováveis.

 

O estudo completo da REN21 pode ser encontrado aqui.