O estudo “Renewables: The Only Path to a Secure, Affordable and Climate-friendly Energy System by 2030”, elaborado pela Fundação Heinrich-Böll-Stiftung European Union e publicado em abril em 2014, mostra que as energias renováveis são o único caminho para um sistema energético mais seguro, acessível e mais respeitador do clima em 2030 na União Europeia (UE).
A política energética da UE está a enfrentar grandes desafios. Para combater a crise das alterações climáticas, é essencial uma redução dramática das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Ao mesmo tempo, deve ser assegurada a segurança do abastecimento de energia a preços acessíveis para manter uma economia competitiva. Na UE, muitas centrais convencionais de produção de energia são antigas e precisam ser substituídas ou modernizados nos próximos anos ou mesmo décadas. À luz destes desafios, os objetivos económicos e ambientais, por vezes, parecem exigir caminhos opostos de ação.
Este estudo demonstra, porém, que uma expansão de fontes de energia renovável é o único caminho para um sistema energético mais seguro, acessível e respeitador do clima até 2030 e para além deste horizonte. As energias renováveis não só permitem reduzir drasticamente as emissões, assim como outros encargos ambientais e sociais; também podem contribuir para reduzir a dependência das importações de energia e, consequentemente, aumentar a segurança energética, fortalecer as economias locais e criar empregos. Enquanto os combustíveis fósseis e a energia nuclear vão tornar-se cada vez mais caros, a energia renovável vai tornar-se mais barata. Esta situação é tanto mais verdadeira se os custos externos forem internalizados. O efeito conjugado da redução do consumo de energia e do aumento da eficiência energética, permitirá reduzir os custos totais da energia para as indústrias e os cidadãos europeus. A escolha pelas energias renováveis compensará a médio e longo prazo.
Neste sentido, são necessárias metas ambiciosas e vinculativas para todos os Estados-Membros a atingir em 2030, ao nível da redução de emissões de GEE, uso de energias renováveis e eficiência energética para garantir a transição da UE para as energias renováveis.
O estudo pode ser encontrado aqui: