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Percepção do consumidor sobre a rotulagem energética de produtos | Outubro 2012

Etiqueta Nova Maquinas Lavar LoiçaO estudo “Research on EU Product Label Options”, elaborado pelas consultoras Ipsos MORI, London Economics e pela AEA para a Comissão Europeia, e publicado em Outubro de 2012, aborda a forma como o consumidor avalia várias opções sobre a rotulagem energética de produtos e qual a sua disposição para pagar mais por produtos com um melhor desempenho ambiental (distinguido por sistemas de rotulagem).

De acordo com as conclusões deste estudo, os consumidores europeus estão dispostos a pagar mais por produtos com um melhor desempenho ambiental, se entenderem claramente o significado dos pictogramas usados ​​para comprovar como esses produtos são mais “verdes” do que outros existentes no mercado.

Para a Comissão Europeia, esta é a oportunidade para alargar o âmbito da rotulagem energética da União Europeia de produtos e abranger outros indicadores ambientais, para além da eficiência energética.

Duas opções foram exploradas no estudo: a adição de quatro novos indicadores ambientais relativos ao ciclo de vida do produto – pegada de carbono, pegada hídrica, depleção de recursos e ecotoxicidade – ou em alternativa, um indicador único de ciclo de vida relativo à pegada de carbono. No momento, o sistema de rotulagem da União Europeia está apenas focado na eficiência energética dos produtos.

As conclusões do estudo são baseadas na revisão de estudos científicos já existentes, discussões em grupos de trabalho, e algumas experiências sobre o comportamento dos consumidores face a novas opções de rotulagem de produtos.

 

Não há indicação clara de que um novo sistema de rotulagem de produtos, com mais quatro indicadores ambientais, tivesse necessariamente um impacto maior sobre os consumidores do que aquele que se concentra, apenas, na eficiência energética e nas emissões de carbono dos produtos.

 

Outra constatação do estudo é que nenhum símbolo existente na rotulagem energética de produtos teve influência significativa sobre o comportamento do consumidor, e que a etiqueta baseada numa escala de A a G é melhor compreendida pelo público.

 

O estudo recomenda ainda a harmonização do novo rótulo com os que já existem atualmente para reduzir a pressão sobre os fabricantes e evitar a confusão entre os consumidores.

 

As campanhas de sensibilização orientadas para os consumidores são fundamentais para a divulgação e sucesso de um novo rótulo, especialmente em países com uma longa história de sistemas de rotulagem de produtos, tais como a Alemanha, onde os consumidores estão particularmente sensíveis a rótulos muito simples. A Comissão Europeia deve também ter em conta os estudos experimentais sobre novas opções de rotulagem de produtos que estão a ser realizados em França, e cujos resultados são esperados para inícios de 2013.

 

A Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia está atualmente a desenvolver metodologias harmonizadas para o cálculo das pegadas ambientais de produtos e organizações, bem como indicadores de eficiência de recursos.

 

O estudo está disponível aqui.