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Peugeot-Citroën lidera a frota de ligeiros de passageiros mais eficiente e limpa da Europa em 2014

Estudo da Federação Europeia para os Transportes e Ambiente divulgado em Bruxelas, da qual a Quercus faz parte

 

 

TEO estudo “How Clean are Europe’s Cars – An analysis of carmaker progress towards EU CO2 targets in 2014”[1], na sua 10ª edição, foi divulgado em Bruxelas pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E) – da qual a Quercus faz parte – e evidencia o progresso anual dos fabricantes automóveis na redução do consumo de combustível e emissões de CO2 nos novos veículos ligeiros de passageiros que entram no mercado europeu.

 

Os automóveis são responsáveis por 12% das emissões totais de CO2 da Europa e são a maior fonte de emissões no setor dos transportes. O regulamento europeu (de 2009) exigia que os fabricantes automóveis cumprissem o limite de 130gCO2/km até 2015 na frota de novos veículos ligeiros de passageiros que entrasse no mercado europeu. Este valor é aproximadamente equivalente a um consumo médio de combustível de 5,6 litros/100 km (para motores a gasolina) ou 4,9 litros/100 km (para motores a gasóleo), cerca de 18% abaixo da média em 2007. Com a revisão do regulamento em 2014, a meta para 2021 foi estabelecida em 95gCO2/km (4,1 litros/100 km para motores a gasolina e 3,6 litros/100 km para motores a gasóleo), uma redução de 40% face a 2007 [2].

 

Emissões de CO2 por fabricante automóvel

 

O estudo da T&E apresenta dados relativos a 2014, ano em que a Peugeot Citroën apresentou a frota de novos veículos ligeiros de passageiros mais eficiente e limpa da Europa (com um consumo de combustível de 4,5 litros/100 km e emissões de CO2 de 110 gCO2/km, como valores médios).

 

No fim da tabela, entre os fabricantes com pior desempenho em 2014, a Honda foi o fabricante que apresentou a frota menos eficiente e mais poluente (com emissões médias de 133 gCO2/km).

 

No que diz respeito ao progresso anual, a Nissan foi o fabricante que mais progrediu na redução das emissões poluentes da sua frota em 2014 face a 2013 (cerca de 12,1%). Para além disso, este fabricante automóvel também foi aquele que mais progrediu no aumento da eficiência através de melhorias tecnológicas dos seus motores desde que foram propostos pela primeira vez limites de emissão de CO2 em 2008, numa redução de emissões ao ritmo médio anual de 5,5%.

 

 

estudo carrosUE 2015 tabela

 

 

 


Progresso dos fabricantes para cumprir a meta de 95gCO2/km em 2021

 

Cinco fabricantes europeus e asiáticos – Peugeot Citroën, Volvo, Toyota, Nissan e Daimler – poderão cumprir antes da data prevista a meta de emissões de 95gCO2/km em 2021, tendo em conta o seu progresso anual. Já a Renault, a Ford e a Volkswagen estão também no bom caminho para atingir a meta para 2021 na data prevista.

 

Por outro lado, a Fiat, GM, Honda e Hyundai precisam de acelerar de forma significativa a redução de emissões das suas frotas para cumprir a meta para 2021, apesar de já cumprirem a meta imposta para 2015 (de 130gCO2/km) um ano antes do previsto.

 

 

estudo carrosUE 2015 grafico

 

 

Emissões em condições reais de condução vs. testes em laboratório

 

Embora os números oficiais evidenciem uma redução continuada das emissões de CO2, apenas metade desse progresso – melhoria inferior a 2% ao ano – é alcançada na estrada. A diferença entre os resultados obtidos em testes oficiais realizados em laboratório e o desempenho ambiental dos novos veículos na em condições reais de condução é considerável e crescente.

 

Neste sentido, a Comissão Europeia planeia introduzir um novo teste de ensaio em laboratório para determinar as emissões de CO2 dos novos veículos já em 2017, mais adequado para condições reais de condução – o World Light Duty Test Procedure, WLTP sigla em inglês) -, mas alguns fabricantes automóveis pretendem adiar a sua introdução até depois de 2021 e manter o uso do NEDC – New European Driving Cycle, um procedimento de teste com mais de 40 anos. Estes fabricantes são apoiados pela Alemanha que pretende continuar a usar os resultados obtidos pelo NEDC, penalizando assim os consumidores e o ambiente.

 

Emissões de CO2 por Estado-membro

O estudo da T&E irá divulgar ainda este ano uma parte que incidirá sobre o progresso na redução de emissões de CO2 nos veículos ligeiros de passageiros por Estado-membro.

No entanto, a Agência Europeia do Ambiente (AEA) já divulgou dados sobre as emissões de CO2 dos novos veículos ligeiros de passageiros (com dados provisórios de 2014). Nesta análise, Portugal ocupa a 3ª posição entre os países europeus com a frota mais eficiente e limpa da Europa (109 gCO2/km), a seguir à Holanda (107 gCO2/km) e à Grécia (108 gCO2/km). Este bom desempenho mostra que Portugal deverá cumprir a meta de 95 gCO2/km para 2021, antes da data prevista.

 

Outros dados merecem destaque nesta avaliação realizada pela AEA: na União Europeia, mais de metade dos novos veículos adquiridos são movidos a gasóleo (53%) e Portugal é um dos países europeus que apresentou maior percentagem de vendas de novos veículos movidos a gasóleo sobre as vendas totais em 2014 (cerca de 71%, só ultrapassada pela Irlanda e pelo Luxemburgo). Este facto deve-se aos incentivos fiscais que beneficiam o gasóleo em detrimento da gasolina na tributação automóvel (uma vez que os veículos a gasóleo emitem menos 15% de CO2 pelo escape do que os equivalentes a gasolina).

 

 



Notas:
 

 

[1] Estudo da Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E): “How clean are Europe’s cars? – An analysis of carmaker progress towards EU CO2 targets in 2014, 10th edition: http://www.transportenvironment.org/sites/te/files/2015_TE_cars_CO2_report_FINAL.pdf

 

[2] Regulamento (CE) nº 443/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de abril de 2009 que define normas de desempenho em matéria de emissões dos automóveis novos de passageiros como parte da abordagem integrada da Comunidade para reduzir as emissões de CO2 dos veículos ligeiros:

http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32009R0443&from=PT

 

Alterado pelo Regulamento (UE) nº 333/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho de  11 de março de 2014, a fim de definir as formas de consecução do objetivo de 2020 em matéria de redução das emissões de CO2 dos automóveis novos de passageiros: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32014R0333&qid=1434629622208&from=EN

[3] Notícia da Agência Europeia do Ambiente sobre as emissões de CO2 dos novos veículos ligeiros de passageiros (dados provisórios de 2014): http://www.eea.europa.eu/highlights/new-cars2019-co2-emissions-well