O estudo “Cycling and Urban Air Quality – a study of European Experiences”, elaborado pela Federação Europeia de Ciclistas e divulgado em novembro de 2014, evidencia o potencial do uso da bicicleta para a melhoria efetiva e realista da qualidade do ar nas cidades europeias. O estudo tem por base a evolução dos níveis de alguns poluentes atmosféricos, como NOx, NO2 e PM10, em cinco cidades europeias (Antuérpia, Londres, Nantes, Sevilha e Salónica) após a aplicação de várias medidas para promover o uso da bicicleta.
As medidas de carácter mais técnico – como o aumento da exigência das normas de emissão Euro para os veículos automóveis, as quais estão em vigor há mais de 20 anos – não teve êxito suficiente na diminuição dos efeitos sobre a qualidade do ar associados com as emissões dos transportes. Muitos Estados-Membros e cidades ainda não estão a cumprir os valores limite relativos à qualidade do ar na União Europeia, com impactos para a saúde pública. Os veículos rodoviários estão a poluir o ar que se respira nas cidades acima do que seria de esperar, o tráfego motorizado aumentou e há uma maior percentagem de veículos movidos a gasóleo (e mais poluentes) na Europa.
Os cenários propostos no estudo medem o impacto de medidas não técnicas, como o aumento do uso da bicicleta e da criação de zonas com fortes restrições à circulação automóvel para conseguir o objectivo de melhorar a qualidade do ar. Estas medidas são realistas e alcançáveis para muitas cidades e podem ser implementadas num curto espaço de tempo. Quanto mais ambiciosas estas medidas, melhores serão os resultados para a melhoria da qualidade do ar.
Na perspectiva da Federação Europeia de Ciclistas, Sevilha é considerada um exemplo a seguir por outras cidades europeias. Nesta cidade, o uso da bicicleta foi aumentado de 0,5% para 7% em poucos anos, graças a investimentos significativos na promoção da bicicleta como modo de transporte e de medidas para restringir o tráfego motorizado, o que permitiu que Sevilha conseguisse cumprir os valores limite de qualidade do ar impostos pela legislação europeia. O exemplo, através da adoção de medidas similares, já foi seguido por outras cidades europeias, como Milão, Paris, Basileia, Munique, Hamburgo, Helsínquia e Gent.
O estudo pode ser encontrado aqui: http://www.ecf.com/wp-content/uploads/150119-Cycling-and-Urban-Air-Quality-A-study-of-European-Experiences_web.pdf