Mensagem da Senhora Irina Bokova
Diretora geral da UNESCO
por ocasião do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento
10 de novembro de 2016
Em 2016, o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento é dedicado ao tema “Celebrar os centros e os museus de ciências”.
UNESCO
” O nosso ponto de partida é claro. A Ciência ocupa um lugar central na Agenda 2030 para o Desenvolvimento sustentável, na Agenda de Ação de Addis Abeba, no Quadro de Ação de Sendai e no Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas. Estes Acordos refletem uma nova visão da prosperidade, da paz e o Planeta, para que cada sociedade possa criar e partilhar conhecimentos, cultivar todas as fontes de inovação e criatividade e traçar um caminho mais inclusivo, sustentável e justo para o futuro. Para atingir estes objetivos é necessário ampliar cada vez mais a Ciência e estreitar os vínculos entre esta e a sociedade.
É por isso que os centros e os museus de ciências são tão importantes, para fomentar a capacitação, realizar atividades de promoção e transmitir uma mensagem firme sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento sustentável.
Os centros e museus de ciências desempenham a função essencial de suscitar a curiosidade das mulheres e dos homens, por serem laboratórios vivos de criatividade e de favorecerem a investigação e a procura de soluções para ajudar as sociedades a responderem aos seus problemas. Nesta era digital, em que necessitamos de iniciativas inovadoras para promover a aprendizagem da Ciência fora da sala de aula, os museus e os centros de ciências são locais educativos de exceção. Constituem uma forma excelente de encorajar as crianças, especialmente as meninas, a prosseguirem carreiras na área das ciências, a fim de multiplicarem as nossas capacidades científicas coletivas.
Em novembro de 2015 a UNESCO aprovou a Recomendação relativa à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e sua função na sociedade, de alcance mundial, reforçando assim o seu compromisso em mobilizar os museus na sua qualidade de agentes-chave da paz e do desenvolvimento sustentável.
Este ano, ao celebrar o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, impulsionamos este compromisso com a Associação de Centros de Ciência-Tecnologia e com o Conselho Internacional de Museus, a fim de cultivar e de partilhar o saber científico.
Os museus e centros de ciências são plataformas para o diálogo, para a compreensão e para a resiliência. Geram faúlhas de prazer e curiosidade que inspiram todos os visitantes, qualquer que seja a sua idade e proveniência, numa experiência que une todas as mulheres e homens em torno de valores comuns.
Com este objetivo, convido todos os parceiros e governos a fazerem tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar, promover e aproveitar todo o potencial dos museus e centros de ciências com vista a moldar um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.”
Irina Bokova