Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Nota de Imprensa da atividade de São João do Monte e Mosteirinho

Nota de Imprensa sobre a atividade realizada na União de freguesias de São João do Monte e Mosteirinho

14328950 1366124970081570 135298234 n

No dia 10 de Setembro de 2016 realizou-se a atividade “Património Fluvial da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho: Mergulhos na Praia Paraíso e no Poço da Pena Branca”, inserida no programa “Património das Freguesias – Quercus + Freguesias +Coletividades”.

A atividade foi dinamizada pela Quercus – Núcleo Regional de Vila Real e Viseu e contou, a nível local, com os apoios da União de freguesias de São João do Monte e Mosteirinho e da AssociaçãoDesportiva Cultural e Recreativa de S. João do Monte.A orientação esteve a cargo de Pedro Pereira, João Branco e João Baptista e contou com aparticipação de duas dezenas de pessoas, maioritariamente jovens da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de S.João do Monte.

Esta iniciativa realiza-se ininterruptamente desde 2008. A partir de 2015 é da responsabilidade da Quercus com a colaboração de coletividades e freguesias, devido a mudança de filosofia do programa Ciência Viva, nomeadamente por terem sido reformulados os apoios para organizações , nos quais se incluiu a Quercus.

A atividade deste ano, decorreu junto de duas das principais linhas de água do território, o Rio Águeda e a Ribeira do Souto ou das Dornas, dando-se particular atenção ao património fluvial.

Iniciou-se o dia com uma receção calorosa aos participantes, na casa da Câmara (cadeia), junto ao Pelourinho, localizados no paço do antigo concelho, onde foram relembrados os objetivos do programa, seguido das apresentações de todos os presentes. Prestaram-se informações gerais sobre o património humano e natural da União de Freguesias e sobre as atividades previstas para o dia. Depois de um pequeno-almoço constituído por produtos regionais, iniciou-se a atividade por uma paisagem verdadeiramente inspiradora, cheia de biodiversidade e geodiversidade. Os mergulhos e saltos para a água, no Poço da Pena Branca, foram uma realidade que deliciaram os participantes, especialmente os mais jovens.

O almoço convívio foi, como sempre, verdadeiramente aliciante. A segunda parte da atividade, teve como destino a Praia do Paraíso. Depois de uma caminhada para observar e conhecer a beleza cultural e natural da região envolvente seguiram-se os mergulhos mais arrojados e acrobáticos nas águas límpidas e tépidas do rio Águeda. Uma tarde bem passada!

No final do dia a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de S. João do Monte ofereceu, um lanche aos participantes.

A atividade foi do agrado de todos os participantes, tendo sido feito o desafio para continuar nos próximos anos com este programa.

Participaram ativamente na organização desta atividade, João Branco (Presidente da Direção Nacional da Quercus), João Carlos Baptista (Secretário da Direção do Núcleo de Vila Real e Viseu), Márcia Rodrigues (Estagiária no Núcleo de Vila Real e Viseu da Quercus), Pedro Pereira (Geógrafo e natural de São João do Monte) e Mário Martins (Presidente da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de S. João do Monte).

É de enaltecer a participação e o espírito de confraternização que esta atividade, por estes lugares especiais, proporcionou. Todos regressamos mais enriquecidos por termos participado nesta experiencia única.

Núcleo de Vila Real e Viseu