+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Comunicado – Pelas “Faldas do Marão”

Pelas Faldas do Marão

IMG 0276

O Núcleo Regional da Quercus de Vila Real em parceria com o Município de Santa Marta de Penaguião, realizaram a atividade de o trilho “Pelas Fraldas do Marão, com o intuito de divulgar e enaltecer as lindas paisagens da nossa região.

Este percurso contemplou a parte mais alta da freguesia de Fontes, localizada em plena Serra do Marão, e estendeu-se desde a aldeia da Póvoa da Serra, seguindo por um trilho pedestre, até ao povoado de Soutelo.

A caminhada pelo trilho “Pelas Faldas do Marão” abarcou um percurso pedestre de dificuldade média, com cerca de 8 km, realizado por cerca de 50 pessoas. Com a ajuda do município foram distribuídas águas e pequenos lanches para que os caminhantes conseguissem de forma mais confortável concluir o trilho.

As Faldas da Serra do Marão, estão integradas no Sitio de Interesse Comunitário (SIC) Alvão Marão, o que permitiu aos participantes fazer um percurso que abrange uma área de grande interesse paisagístico e natural, permitindo-lhes observar diversas espécies de aves, desde chapins, trepadeiras, pintarroxos, entre outras a aves de rapina..

IMG 0072

O caminho empedrado revelou-se bordeado por vários exemplares de vegetação arbustiva onde se pode observar o tojo, as urzes e a carqueja. Tendo também como característica uma boa mancha vegetal, constituída essencialmente por coníferas e algumas espécies autóctones como o carvalho roble e o negral.

A ocupação agrícola dos vales e socalcos junto aos aglomerados rurais apresenta-se em contraste com as encostas escarpadas, assim como zonas mais planas ocupadas por pastagens naturais ou matos, imprimem uma grande diversidade e beleza paisagística a este território.

Esta parceria, assim como outras de interesse ambiental e ecológico, levam-nos certamente a acreditar que ainda existem amantes da natureza interessados em preservar o nosso património natural e a enaltecer a sua beleza.