+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Mais Ninhos Mais Passarinhos – Construção na EB 2/3 de Santa Marta de Penaguião

“Mais Ninhos Mais Passarinhos” – Construção na EB 2/3 de Santa Marta de Penaguião

IMG 0156

O Núcleo Regional de Vila Real e Viseu da Quercus, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, deslocou-se à Escola EB2/3 de Santa Marta de Penaguião para realizar a construção de Caixas-ninho, direcionadas a aves de pequeno porte, no âmbito do Projeto “Mais Ninhos Mais passarinhos”.

O objetivo desta atividade visa principalmente a sensibilização da população mais jovem para a fase conturbada que as aves e insectos enfrentam neste momento. É também fulcral falar na importância da colocação de caixas-ninho e comedouros nos jardins, de forma a promover a biodiversidade não só dos centros urbanos mas também nas nossas áreas rurais.

As turmas seleccionadas, 5ºA, 5ºB e 6ºA, foram orientadas por elementos da Quercus, a Eng.ª Isabel Branco e a Eng.ª Márcia Rodrigues. Esta atividade teve início com uma pequena sessão de esclarecimento sobre a utilidade das caixas-ninho, a sua correta colocação, quais as espécies presentes na nossa região, assim como os cuidados necessários a ter na sua futura manutenção.

Após a explicação e o esclarecimentos de dúvidas, os alunos foram divididos em 2 grupos e com as devidas precauções, participaram ativamente no planeamento e construção das caixas, onde a Quercus forneceu o material.

IMG 0194

A segunda parte deste projeto será a colocação destas caixas, preferencialmente direcionada para estes mesmos alunos. A colocação não pôde ser feita nesse mesmo dia visto que o tempo de nidificação das aves já teve início ficando esta etapa alinhada para o 1º/2º período do próximo ano lectivo, de acordo com a disponibilidade escolar dos alunos e docentes.

A Quercus espera que esta atividade tenha sido útil para incutir novas mentalidades nas classes etárias mais jovens e que seja uma mais-valia para a Biodiversidade do Grupo Escolar.