+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Benefícios macroeconómicos da eficiência energética | Abril 2012

Classes etiquetaO estudo “The Macroeconomic Benefits of Energy Efficiency: The case for public ation”, publicado em Abril de 2012 e divulgado pela E3G (uma organização independente do Reino Unido), mostra que o atual clima socioeconómico dominado pela aplicação de medidas de austeridade combinadas com reformas estruturais para controlar as finanças públicas pelos governos de vários Estados-Membros não será suficiente para impulsionar a recuperação da economia da União Europeia, a curto prazo. Um segundo pacote de medidas de estímulo parece cada vez mais vital para impulsionar o crescimento e construir os alicerces para uma economia europeia mais sustentável.

 

Para justificar a aplicação de fundos públicos limitados, as medidas de estímulo devem ser concentradas em investimentos mais resilientes a choques económicos e capazes de proporcionar uma base sólida para a produtividade e crescimento futuro da economia europeia. As medidas de estímulo para a eficiência energética são importantes nestas duas vertentes: por um lado, fornecem proteção contra a subida do preço dos combustíveis fósseis, proporcionam maior segurança no abastecimento energético, reduzem as emissões de carbono e criam mais emprego. Um estudo da Direção Geral para a Acão Climática (DG Clima) da Comissão Europeia (CE) mostra que seria necessário investir cerca de 4,25 biliões de Euros em medidas de eficiência energética até 2050 para cumprir a meta europeia de 80% de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 2050, face aos níveis de 1990.

 

Este estudo da E3G sugere algumas recomendações importantes para os decisores políticos na área da eficiência energética, a nível nacional e no âmbito da União Europeia.

 

O estudo está disponível aqui.