+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Benefícios da Diretiva sobre conceção ecológica de produtos para a economia europeia | Abril 2012

maquinas lavarPara além dos benefícios ambientais que advêm da aplicação da Diretiva sobre conceção ecológica de produtos (em inglês, Ecodesign Directive) tornando-os mais eficientes e amigos do ambiente – como a poupança de energia e emissões de gases com efeito de estufa evitadas para a atmosfera – o estudo “Economic Benefits of the EU Ecodesign Directive: Improving European Economies”, publicado em Abril de 2012 e divulgado pela consultora Ecofys, evidencia os benefícios económicos que esta Diretiva pode trazer para a União Europeia e os Estados-Membros.

 

A Diretiva sobre a conceção ecológica de produtos é uma das ferramentas mais eficazes da União Europeia (UE) para obter poupanças no consumo de energia. Estas poupanças são importantes para garantir a segurança do fornecimento de energia, criar empregos e ajudar a UE a atingir as suas metas de política climática e energética, a médio e longo prazo.

 

A correta aplicação desta Diretiva permitiria a poupança até 600 TWh de eletricidade e 600 TWh de calor em 2020, equivalente a 17% e 10% do total do consumo de eletricidade e calor na UE, respetivamente. Este potencial de poupança – correspondente a 400 Mt de emissões de dióxido de carbono (CO2) evitadas em 2020 – tem uma dimensão comparável com a redução esperada de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Carbono (CELE).

 

Para além dos benefícios ambientais da Diretiva, este estudo da Ecofys salienta os seguintes benefícios económicos como resultado da sua aplicação efetiva:

 

– a poupança para os consumidores e empresas europeias na ordem dos 90 mil milhões de euros anuais em 2020,equivalente a 1% do atual Produto Interno Bruto da UE. Isto significa uma economia líquida de 280 euros, por família e por ano, na UE;

 

– o investimento desta poupança em outros setores da economia resultaria na criação de 1 milhão de novos empregos;

 

– a redução das importações de gás natural e carvão, respetivamente 23 e 37%, o que significaria reduzir para metade as atuais importações de gás natural e de carvão na sua totalidade da Rússia para a UE.

 

O estudo da Ecofys apresenta algumas recomendações para reforçar a aplicação da Diretiva sobre conceção ecológica de produtos, e assim manter competitiva a economia da UEface a outras economias, com vantagens para o ambiente.

 

Entre estas recomendações, salienta-se a sensibilização dos decisores políticos sobre o potencial da Diretiva para cumprir as metas de eficiência energética e redução das emissões de GEE, aumentar os recursos humanos disponíveis no âmbito da Comissão Europeia e/ou Estados-Membros para assegurar a execução das medidas de conceção ecológica de produtos e melhorar a monitorização do mercado europeu, com particular atenção para a informação disponível aos consumidores sobre o preço e o consumo de energia dos produtos.

 

O estudo está disponível aqui.