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carropoluiçãoO estudo “The cost of air pollution: health impacts of road transport” foi recentemente publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e dá a conhecer a dimensão dos custos associados com os efeitos sobre a saúde causados pela poluição atmosférica.

 

 

A poluição do ar exterior mata cerca de 3,5 milhões de pessoas por ano, ao nível global, e tornou-se um dos fatores ambientais que podem contribuir para o aumento das mortes prematuras, ultrapassando outros fatores como a falta de condições de salubridade e a carência de água potável. Na maioria dos 34 países da OCDE, as mortes causadas por doenças cardiorrespiratórias são muito superiores às mortes causadas pelos acidentes nas estradas.

 

Entre as principais conclusões deste estudo, destacam-se as seguintes:

 

– O número de mortes prematuras associadas com a poluição atmosférica (ar exterior) desceu 4% nos países da OCDE, entre 2005 e 2010. Cerca de 20 dos 34 países da OCDE realizaram progressos para baixar as estatísticas, enquanto 14 países não fizeram quaisquer progressos.

 

– O número de mortes prematuras causadas pela poluição do ar exterior na China aumentou 5% e na Índia cerca de 12% durante o mesmo período.

 

– Os custos para os sistemas nacionais de saúde associados com a poluição atmosférica nos países da OCDE (incluindo os custos associados com mortes prematuras e doenças) estimam-se em 1.7 biliões de dólares em 2010.

 

– Existem evidências que sugerem que o transporte rodoviário contribui cerca de 50% para os custos totais associados com a poluição atmosférica nos países da OCDE, ou seja, perto de 1 bilião de dólares em 2010.

 

– Na China, os custos associados com os impactes na saúde da poluição atmosférica rondam os 1,4 biliões de dólares em 2010, enquanto na Índia ascendem aos 0,5 biliões de dólares. Não existem dados suficientes para estimar a percentagem associada ao transporte rodoviário, mas este representa custos muitos elevados para estes países.

 

– Em Portugal, um dos países da OCDE analisados, ocorreram 3.842 mortes prematuras em 2010 devido à poluição atmosférica, com um custo associado de 9.603 milhões de dólares (um aumento face a 2005, quando se verificaram 3.645 mortes e custos da ordem dos 8.273 milhões de dólares). Em 2010, 50% dos custos estavam associados com a poluição atmosférica causada pelo transporte rodoviário.

 

O estudo da OCDE aponta algumas recomendações futuras:

 

– Fim dos incentivos para a aquisição de veículos automóveis movidos a gasóleo, em relação à gasolina.

 

– Manter e apertar os limites da legislação em vigor, em particular, dos regulamentos sobre as emissões dos veículos rodoviários existentes na UE. Tornar os ciclos de ensaios de emissões dos veículos mais próximos com as condições reais de funcionamento do veículo.

 

– Investir em programas mais ambiciosos para a mitigação da poluição atmosférica, incluindo o incentivo e a melhoria dos transportes públicos.

 

– Continuar a realizar investigação sobre o valor económico da mortalidade associada com a  poluição atmosférica e a correlação baseada em evidências científicas com o transporte rodoviário.

 

– Mitigar o impacto da poluição atmosférica sobre os grupos vulneráveis da população, como os jovens e os idosos.

 

O estudo está disponível aqui: www.oecd.org/environment/cost-of-air-pollution.htm