+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

XI OLIMPÍADAS DO AMBIENTE – Primeira Eliminatória com mais de 400 Escolas

Decorreu a 10 de Janeiro de 2006, a 1ª Eliminatória das XI Olimpíadas do Ambiente, envolvendo dezenas de milhares de alunos de todos os distritos do país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, num total de 404 escolas do ensino básico e secundário inscritas, distribuídas por cerca de 176 municípios portugueses.

 

As Olimpíadas do Ambiente são uma iniciativa da QUERCUS e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa que se tornou já num dos mais ambiciosos e importantes projectos de educação ambiental a nível nacional, abrangendo um cada vez maior número de jovens em idade escolar. Desde 1994 até à actual edição já participaram cerca de 300 000 alunos espalhados por todo o país. As Olimpíadas do Ambiente têm por objectivo a mobilização e a sensibilização da comunidade escolar em prol da protecção do Ambiente e da Conservação da Natureza e na prática consiste num concurso de problemas e questões sobre sete temas chave relacionados com o ambiente: conservação da Natureza, recursos naturais, poluição, estilos de vida, ameaças globais, politica ambiental e realidade portuguesa para todas estas áreas.

 

Este projecto estabelece duas categorias distintas de acordo com o nível de ensino, público, particular ou cooperativo, a que os alunos pertencem. Assim, na categoria A concorrem os alunos do 3º Ciclo (7º ao 9º ano) e na categoria B concorrem os alunos do Secundário (do 10º ao 12º ano). Participam habitualmente nesta fase um total próximo dos 35.000 alunos em ambas as categorias.

 

No presente ano lectivo inscreveram-se neste evento 404 escolas de todo o país. Os distritos com mais escolas inscritas são Aveiro, Bragança e Porto, para além de também a Região Autónoma da Madeira estar bem representada, este ano, com um total de 11 escolas. O distrito com menos representatividade é, infelizmente, Évora com apenas uma única escola e da Região Autónoma dos Açores, as ilhas das Flores e de Santa Maria que não apresentaram qualquer escola a concurso. Com uma participação igualmente modesta estão os distritos de Beja, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal, cuja participação se espera ver aumentada em futuras edições.

 

As provas escritas desta 1ª Eliminatória, irão decorrer entre as 14:30 e as 16:30 de 10 de Janeiro, em cada uma das escolas participantes, e são constituídas por questões de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento. Desta fase passarão à 2º Eliminatória os 200 melhores classificados a nível nacional e sempre os 2 melhores alunos de cada escola inscrita, de modo a que todas as escolas inscritas estejam representadas na 2ª fase, já agendada para 9 de Março. Por sua vez, dali saíram os 20 melhores participantes de cada categoria para disputar a tão aguardada e ansiada Final Nacional, de 12 a 14 de Maio, onde estarão representantes de todos os distritos e ilhas em ambas as categorias.

 

Esta iniciativa deverá contribuir para que os jovens fiquem mais atentos aos problemas ambientais do Mundo actual, para que, no futuro, quando tiverem a responsabilidade de tomar decisões (profissionais ou pessoais), saibam cuidar melhor do nosso Planeta do que as gerações actuais ou passadas.

 

A Direcção Nacional e o Núcleo Regional do Porto, Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Lisboa, 9 de Janeiro de 2006