+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus PROCURA famílias que queiram poupar energia em casa: candidaturas até 15/Abril

As EcoFamílias são agregados familiares seleccionados que durante um ano serão acompanhadas por técnicos especializados na tentativa de reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto térmico das casas, avaliando-se essa melhoria através de algumas visitas às residências associadas à monitorização de determinados parâmetros, desde a temperatura e a humidade ao consumo de gás e electricidade.

 

A situação energética em Portugal é demasiado dramática para que os portugueses não dêem o seu contributo e procurem poupar energia em casa:

 

– O aumento do consumo de electricidade entre 2003 e 2004 foi de cerca de 6%, numa altura em que a economia estava parada, com a variação do Produto Interno Bruto em recessão técnica, abaixo de 1%;

 

– Comparando os meses de Janeiro de 2004 e de 2005, o aumento do consumo de electricidade foi de cerca de 9%;

 

– Em período de seca, quase toda a produção de electricidade em Portugal é feita através de centrais termoeléctricas, reflectindo-se numa maior poluição do ar, quer de poluentes atmosféricos como os óxidos de azoto, o dióxido de enxofre, partículas e outros, quer de dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito de estufa.

 

– A Quercus estima que em 2004 Portugal possa já ter atingido 50% de aumento nas emissões de gases de efeito de estufa em relação a 1990 quando o Protocolo de Quioto não permite um aumento superior a 27% para o período 2008-2010;

 

Assim, os portugueses estão a consumir mais energia, facto que não se reflecte num aumento equivalente do conforto, e a componente de energias renováveis (que não a grande hídrica) continua a ser muito diminuta, na oferta de energia mais limpa, em termos de emissões, e que não tem um custo e uma disponibilidade dependentes dos mercados externos.

 

O Projecto EcoCasa

 

O Projecto EcoCasa pretende apoiar os cidadãos a pouparem energia em suas casas, em questões como a iluminação, os electrodomésticos, o fogão, o aquecimento de água, o conforto térmico da sua casa e informá-los sobre como se pode planear e construir uma habitação energeticamente mais eficiente.

 

Este projecto é uma das iniciativas da Quercus com maior expressão na área da educação e formação ambiental. O projecto teve início em Janeiro de 2004 e prolongar-se-á até pelo menos Dezembro de 2006, integrando várias componentes de sensibilização entre elas as que agora são iniciadas: a componente EcoFamílias e o início de funcionamento, após um período experimental, da linha EcoCasa.

 

O conjunto de parceiros envolvidos no projecto EcoCasa é vasto: EDP, GALP Energia, Mota-Engil, Oak Foundation, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Agência para a Energia (ADENE), Direcção Geral de Geologia e Energia (DGGE), Instituto Nacional de Energia e Tecnologia Industrial (INETI), Instituto do Ambiente (IA), Programa POSI, Eólica da Cabreira, AoSol, Tirone Nunes, Enerdinâmica, Centro de Estudos em Economia da Energia, dos Transportes e do Ambiente (CEEETA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, YDreams, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) do Instituto Superior Técnico, Agência de Energia de Lisboa (Lisboa E-Nova) e Agência de Energia de Energia de Oeiras (Oeinerge).

 

Lisboa, 23 de Março de 2005

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Sabia que? No dia a dia são muitos exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que se podem traduzir numa enorme poupança de energia em casa reflectindo-se esse facto na redução das contas da electricidade e do gás e numa melhor qualidade de vida? Aqui seguem três exemplos: – Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência), considerando um uso de 4 horas diárias pode levar a uma poupança de pelo menos 55 euros ao fim de quatro anos, contabilizando ao tempo de vida e a substituição de lâmpadas e os custos associados ao consumo de electricidade; – Desligar os aparelhos no botão, em vez de os desligar no comando pode levar a uma grande poupança. Estima-se que uma família média portuguesa possa poupar aproximadamente 40€ por ano. – Baixar o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás, e mantém a temperatura de cozedura. Quercus procura ECOFAMÍLIAS que queiram fazer um esforço concreto na poupança de energia em casa Uma das componentes do Projecto EcoCasa é as EcoFamílias e Tele-EcoFamílias: – As EcoFamílias serão agregados familiares seleccionados, dos concelhos de Lisboa e Oeiras, que durante um ano serão acompanhadas por técnicos especializados na tentativa de reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto térmico das casas, avaliando-se essa melhoria através de algumas visitas às residências associadas à monitorização de determinados parâmetros, desde a temperatura e a humidade ao consumo de gás e electricidade. – As Tele-EcoFamílias serão agregados familiares dispersos por todo o país onde a avaliação da situação e as sugestões de poupança serão feitas por telefone, correio electrónico e/ou correio, acompanhando-se também a evolução das contas de gás e electricidade ao longo do tempo. Como pode um agregado familiar candidatar-se? A Quercus receberá candidaturas de agregados familiares através do correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.“>info@ecocasa.org ou do telefone 21-7782090 até ao dia 15 de Abril. Posteriormente, de acordo com a selecção efectuada, cada um dos agregados familiares será contactado, ficando a saber se foi ou não seleccionado. Na selecção vários factores serão ponderados, tais como o tamanho do agregado familiar, o tipo de habitação e a zona do país. Numa primeira fase o número de ecofamílias a seleccionar será de vinte e o número de tele-ecofamílias de cinquenta.

 

Linha telefónica de apoio EcoCasa: 21-7782090, dias úteis das 10h às 17h; Site Internet www.ecocasa.org com mais informação Entra hoje em funcionamento pleno a linha EcoCasa, através da qual qualquer cidadão poderá obter ajuda e esclarecimentos relacionados com a gestão energética de sua casa, desde pequenos conselhos sobre a melhoria do conforto com menor gasto de energia (aquecimento e arrefecimento), uso adequado dos electrodomésticos, troca de lâmpadas, à implementação de energias renováveis como a água quente solar. O custo da chamada para o número 217782090 é o custo de uma chamada normal para a cidade de Lisboa, sendo que também podem ser pedidos esclarecimentos através do endereço de correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.“>info@ecocasa.org. Também, o site do Projecto EcoCasa contém agora mais conselhos sobre como poupar energia, soluções construtivas e materiais de construção, bem como um glossário de termos energéticos e uma área de perguntas mais frequentes. Dentro de alguns meses será apresentada e distribuída a Casa Virtual da Energia, onde um programa de computador dará conselhos sobre a gestão energética de cada casa e permitirá simular os gastos existentes e as modificações que possam ser introduzidas.