+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus lançou campanha para a preservação do Planeta

A Quercus lançou uma campanha para a preservação do Planeta, através de uma proposta para organizar a sua gestão – utilizando um sistema de Condomínio. Pela Internet, foi enviada, a partir de Gaia, uma mensagem e um Vídeo a todo o mundo, que convidou os seus cidadãos a subscreverem a declaração de Gaia.

 

No dia 17 de Março, pelas 11:00 horas, foi dado início a um movimento global de Cidadania que pretende envolver todos os cidadãos do planeta na resposta a uma questão: Concorda que o nosso planeta seja gerido como um Condomínio? O evento ocorreu na cidade de Gaia, no edifício da presidência da Câmara Municipal.

 

A Declaração de Gaia

 

Ao subscrever-se a Declaração de Gaia, que está on-line em www.condominiodaterra.org, cada cidadão está a participar num movimento global que considera que é inevitável uma governação global das partes juridicamente indivisíveis do planeta, as partes comuns. Esta proposta está articulada com um sistema económico que assegura a manutenção destas partes: A Atmosfera, a Hidrosfera e a Biodiversidade. Isto é, tem que haver pessoas, empresas, países, cujo trabalho é cuidar das florestas, limpar as águas, garantir o funcionamento dos ecossistemas, e essa tarefa deverá ser uma actividade económica.

 

O funcionamento deste sistema é apresentado através de um Vídeo, disponível no mesmo site, e que estará legendado em 13 línguas.

 

Gaia foi a cidade escolhida para lançar esta campanha, devido ao facto de na mitologia grega, GAIA ser a deusa da Terra. Gaia é também o nome de uma teoria científica, elaborada por James Lovelock, que apresenta o planeta Terra como um único organismo vivo. A teoria foi apresentada em 1969 afirmando que é a biosfera que gera, mantém e regula as condições para a sua própria sobrevivência.

 

O lançamento deste movimento foi realizado com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO, e do Corpo Nacional de Escutas, que utilizará o movimento escutista internacional para divulgar esta proposta.

 

A cerimónia teve lugar no edifício da Presidência da Câmara Municipal de Gaia, onde para além da realização das primeiras assinaturas da Declaração, foi firmado um protocolo entre a Quercus e a C. M. de Gaia com vista à implementação deste projecto.

 

 

Lisboa, 17 de Março de 2008

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza