+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Alter do Chão | Desastre Ambiental na Barragem do Zambujo

Centenas de peixes, na sua maioria carpas, apareceram mortos nas últimas duas semanas, na Barragem do Zambujo, concelho de Alter do Chão.

 

Segundo a Autarquia, o peso total dos animais mortos já retirados do local, rondará as cinco toneladas e não existem precedentes de uma situação idêntica na zona.

 

Foram retiradas amostras de peixe e de água para análise e alertadas as autoridades competentes, assim como interdita a pesca e a captação de água na Barragem.

 

Estão neste momento a ser investigadas as causas deste desastre ambiental, tudo apontando contudo para mais um caso de uso indevido ou acidental de produtos fitossanitários, com alto nível de toxicidade.

 

Perante o cenário que se vem repetindo ao longo dos últimos tempos, com utilizações indiscriminadas de produtos agro tóxicos em espaços tão diversificados como culturas agrícolas, bermas de estrada, passeios, jardins públicos e Escolas, não podemos deixar de manifestar a nossa preocupação por mais esta situação que afecta gravemente a biodiversidade, a saúde pública e o Ambiente no seu todo.

 

Exigimos desde já o apuramento das circunstâncias em que este desastre ocorreu, assim como uma maior fiscalização na distribuição, comercialização e utilização de todos os produtos fitossanitários.

 

Apelamos também a uma maior sensibilização dos cidadãos, na procura de soluções e métodos agrícolas mais respeitadores do Ambiente e que não venham a pôr em causa os nossos recursos naturais.

 

 

Portalegre, 11 de Junho de 2007