+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Voluntários da Corticeira Amorim e da Quercus juntam-se para plantar 2000 sobreiros em Galveias – Ponte de Sor

Sábado, dia 17 de novembro, a partir das 10h

 

Os colaboradores da Corticeira Amorim juntam-se amanhã, sábado, dia 17 de novembro, a representantes da Quercus e da Junta de Freguesia de Galveias, para a plantação de cerca de 2000 sobreiros. A iniciativa será realizada numa herdade da Junta de Freguesia de Galveias, o Monte da Torre.

 

As iniciativas de reflorestação dinamizadas por voluntários da Corticeira Amorim começaram em 2011, sendo que – depois do próximo sábado – serão responsáveis pela plantação de aproximadamente 20.500 árvores autóctones, com especial preponderância de sobreiros. A plantação volta a incidir na região do Alentejo, uma das áreas do país com maior mancha de florestas de sobro.

 

Árvore nacional de Portugal desde 2011, o sobreiro é a principal espécie autóctone do país, destacando-se por ser uma espécie perfeitamente adaptada às condições de clima e de solo de Portugal e uma espécie prioritária no combate às alterações climáticas.

 

De entre inúmeros benefícios ambientais, as florestas de sobro funcionam como sumidouros biológicos de CO2. Dado o seu crescimento lento – com um ciclo de vida que por vezes ultrapassa os 200 anos – os sobreiros têm um papel relevante na retenção de dióxido de carbono, característica que se estende também aos produtos de cortiça e que se prolonga com a sua reciclagem.

 

A plantação de sobreiros é apoiada pelo projeto Green Cork, da Quercus, do qual a Corticeira Amorim é parceira, desde a sua génese, através do programa de reciclagem de rolhas Green Cork, que reverte na totalidade para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa.

 

 

Lisboa, 16 de novembro de 2018

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Direção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza