+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia Mundial do Mar – 16 de novembro

 Mar que nós queremos!

Quercus congratula vinda a Portugal do oceanógrafo Charles Moore

 

No dia em se assinala o Dia Nacional do Mar, dia 16 de Novembro, a Quercus congratula a vinda de Charles Moore a Portugal, o oceanógrafo que descobriu a ilha de plástico no Pacífico em 1997, ilha essa que se estima ter mais de 1,6 milhões metros quadrados. Já em 2016 a Quercus se pronunciou sobre a descoberta de mais de 750 mil objetos à deriva na Zona Económica Exclusiva (ZEE) Portuguesa.

 

A poluição mundial dos mares e oceanos por lixo marinho é extensa e preocupante, sendo que os microplásticos representam cerca de 92,4% da percentagem global de partículas de plástico.

 

As ameaças para os Oceanos são diversas, mas esta fonte de poluição tem impactos devastadores, afetando todas as cadeias alimentares e a saúde de todo o planeta e organismos. Em Portugal, é necessária a implementação de mais medidas de combate ao uso de plástico e apostar mais no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis para prevenir que os plásticos terrestres cheguem aos rios e mares, contribuindo para mitigação dos impactos causados.

 

Sendo Portugal um país essencialmente marítimo, no qual o Mar representa mais de 90% do seu território, e prevendo-se a conclusão da Extensão da Plataforma Continental em 2021, Portugal passará a ter uma área de fundo marinho cerca de 40 vezes superior à área do território continental português.

 

Este processo dará a Portugal soberania para prospeção e exploração dos recursos naturais dos fundos nessa área, mas acarreta também um enorme aumento da nossa responsabilidade na sua proteção e conservação.

 

É preciso ter uma visão para além dos benefícios económicos, sendo necessário acelerar o processo de criação de mais Áreas Marinhas Protegidas, bem como desenvolver e implementar mais políticas e medidas de proteção dos ecossistemas marinhos.

 

 

Lisboa, 15 de novembro de 2018

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza