+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Voluntários apoiam a Quercus no plantio de mais de 1200 exemplares de plantas dunares na Costa de Lavos

A Quercus ANCN vai realizar uma ação na Costa de Lavos, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de conservação dos sistemas dunares. Com o apoio de um grupo de voluntários, será realizada a plantação de espécies vegetais adaptadas ao ambiente dunar, para aumentar a retenção de areias e mitigar a erosão. A área de intervenção tem sido sujeita, nos últimos anos, a episódios erosivos acentuados, como as tempestades do início de 2014, que afetaram a zona costeira a sul da Figueira da Foz.
A plantação será efetuada com estorno (Ammophila arenaria), planta autóctone especialmente apta para o objetivo pretendido. Esta planta, uma das primeiras a colonizar as dunas primárias formadas pela ação do vento, contribui com as suas raízes para a estabilização das areias e para o estabelecimento de outras espécies pioneiras. Está prevista a plantação de mais de 1200 pés desta espécie, que serão alvo de monitorização posterior.
A atividade, realizada com o aval da Agência Portuguesa do Ambiente, resulta duma parceria entre a Quercus ANCN (Núcleo de Coimbra) e a Grace – Associação de Responsabilidade Social Empresarial, que angariou mais de 30 voluntários, junto das empresas suas associadas, para a realização da atividade. A comunidade local está igualmente envolvida, através da colaboração da Casa dos Pescadores da Costa de Lavos.
Lisboa, 12 de outubro de 2016
A Direção Nacional da Quercus – ANCN