+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Meio milhão de veículos elétricos nas estradas europeias até ao final do ano

Vendas em Portugal subiram 43% no primeiro semestre de 2016

Um estudo que será divulgado amanhã, 13 de outubro, pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E) estima que, até ao final de 2016, existirão aproximadamente meio milhão de veículos elétricos a circular nas estradas da União Europeia (UE).

Já em relação ao ano passado, o estudo demonstra que o número de veículos ligeiros elétricos e híbridos plug-in vendidos na UE duplicou, representando o maior aumento anual de vendas até à data. Se somarmos as quotas de mercado da UE à da Noruega, a Europa foi, no ano passado, o segundo maior mercado mundial de veículos 100% elétricos, só suplantado pela China.

VE1

Venda de elétricos também cresce em Portugal

A expansão da mobilidade elétrica ao nível dos ligeiros de passageiros está a verificar-se também em Portugal, com um aumento de 43% da venda de veículos 100% elétricos no 1º semestre de 2016 face ao período homólogo do ano anterior. Segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), este aumento foi ainda maior – de 103,5% – se considerarmos a comercialização de todos os elétricos recarregáveis (incluindo-se aqui não só os veículos 100% elétricos, mas também os híbridos plug-in, os VE com extensão de autonomia e os VE de célula de combustível).

Em relação à quota de mercado nacional, as vendas de VE representaram 2,68% do total de veículos ligeiros de passageiros comercializados em Portugal, em 2015, de acordo com dados fornecidos pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) à Quercus.

Apesar de aparentemente reduzido, este número representa um aumento em relação a 2014, ano em que os VE representaram 2,16% do comércio total de automóveis ligeiros de passageiros.

 

VE2

Mitsubishi lidera top de vendas de veículos elétricos na Europa

A Mitsubishi vendeu o maior número de veículos elétricos em 2015 (28.175 veículos), representando 23% de todas as vendas na Europa. Entre os modelos da marca, o mais vendido foi o Mitsubishi Outlanders, um híbrido plug-in, por uma larga margem a escolha elétrica mais popular na Europa no ano passado. O segundo veículo elétrico mais vendido foi o Renault Zoe, um modelo 100% elétrico, num total de 16.612 unidades. Já o Nissan Leaf (11.977 unidades vendidas) perdeu o terceiro lugar obtido em 2014 para o novo Volkswagen Golf GTE com quase 15.000 novos veículos registados.

No ranking dos países, a Holanda lidera o topo da lista de vendas de veículos elétricos na Europa pelo terceiro ano consecutivo. A Noruega surge em segundo lugar em termos de vendas absolutas, mas tem uma quota de mercado significativa relativamente aos VE (18,7%). O terceiro lugar é ocupado pelo Reino Unido.

VE3
Bicicletas e scooters entre os elétricos mais populares

No caso dos comerciais ligeiros, os modelos elétricos representam uma pequena fração das vendas, comparativamente com os ligeiros de passageiros, por apresentarem uma disponibilidade muito limitada no mercado.

Um outro aspecto a considerar é que os veículos ligeiros de passageiros e comerciais não são os veículos elétricos mais populares: a Federação Europeia dos Transportes e Ambiente estima que, em 2015, entre 5 a 8 milhões de bicicletas, motociclos (scooters) e segways elétricos circularam nas estradas europeias.
Transporte rodoviário é um problema climático

Os transportes são atualmente o maior problema climático da Europa. Os automóveis são responsáveis por 15% das emissões totais de dióxido de carbono (CO2) da Europa, representando a maior fonte de emissões poluentes no setor dos transportes (como óxidos de azoto, partículas inaláveis, etc.).

A UE exige aos fabricantes de automóveis um limite de emissão de 95gCO2/km na sua frota média de novos veículos ligeiros de passageiros, a atingir em 2021.
Com o objetivo de reduzir em 60% as emissões provenientes dos transportes em 2050 face aos níveis de 1990, e por forma a garantir que o aquecimento global não exceda os 2ºC em linha com o Acordo de Paris, a Comissão Europeia decidiu propor limites de emissão mais exigentes para 2025 já no início do próximo ano.

VE4

 

Quercus defende mais veículos elétricos nas frotas públicas e privadas

Apesar da redução dos incentivos fiscais à mobilidade elétrica verificada no início de 2016, a Quercus considera positiva a tendência crescente nas vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in, sendo este um sinal de que os portugueses estão a aderir cada vez mais a esta forma de mobilidade sustentável.
Contudo, apesar da evolução rápida da tecnologia, os maiores obstáculos para a adoção da mobilidade elétrica em Portugal continuam a ser o preço de venda e a autonomia dos veículos.

A mobilidade elétrica poderá e deverá ser uma das soluções para resolver os problemas de qualidade do ar e ruído nas áreas urbanas, incluindo-se aqui o incentivo à sua promoção enquanto meio de transporte individual, mas também ao nível das frotas públicas e privadas.

A nível europeu, a Quercus defende que devem ser dados determinados passos para que a União Europeia assuma uma posição de liderança na revolução da mobilidade elétrica já em curso:

1.     Estabelecer limites de emissão de CO2 ambiciosos para os novos veículos em 2025, incluindo uma meta específica para as vendas de veículos elétricos, com o objetivo de estimular a concorrência entre os fabricantes de automóveis;
2.     Acelerar a implantação da rede de infraestruturas da mobilidade elétrica em toda a Europa;
3.     Proibir a circulação de veículos a gasóleo no centro das cidades;
4.     Veículos elétricos a bateria sem impostos ou com imposto reduzido.

Lisboa, 12 de outubro de 2016

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza