+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus quer banir totalmente e definitivamente os sacos de plástico em Portugal

DIA INTERNACIONAL SEM SACOS DE PLÁSTICO: Segunda-feira, 3 de Julho de 2017

Portugal consome anualmente 2 mil milhões de sacos de plástico

 

 

A medida do anterior governo de taxar os sacos de plástico foi inicialmente positiva, mas rapidamente se revelou insuficiente. Depois de uma inicial diminuição do consumo de sacos de plástico, os portugueses acabaram por se habituar a pagar os sacos e o seu consumo está a aumentar novamente.
A Quercus defende que de uma vez por todas o Governo tome medidas para banir total e definitivamente o uso de sacos de plástico.

 

Estão comprovados e amplamente divulgados os efeitos nefastos dos sacos de plástico no ambiente, em especial em meio marinho, com envenenamento, asfixia e morte de peixes, animais e aves marinhas. Existe também, uma cada vez maior frequência de notícias que dão conta da entrada do plástico na cadeia alimentar do Homem, com presença dos plásticos no peixe consumido e até no sal de cozinha.

 

Para além disso, a medida de taxar o uso de sacos de plástico, nunca abrangeu os sacos que são utilizados dentro dos supermercados para embalar a fruta, legumes, carne, etc., o que faz com que na prática cada consumidor acabe por utilizar dezenas de sacos de plástico gratuitos sempre que vai fazer compras.

 

 

Em Portugal consomem-se anualmente 2 mil milhões de sacos de plástico.

 

Segundo a Quercus, o controlo dos sacos nunca foi efetivo nas pequenas superfícies, no pequeno comércio, nas feiras e nos mercados.

 

Durante a participação na última conferência das Nações Unidas sobre o clima COP 22 realizada em 2016 em Marraquexe – Marrocos, a delegação da Quercus teve oportunidade de visitar um supermercado que, como todos em Marrocos, não utiliza sacos de plásticos.

 

João Branco, presidente da Quercus comentou: “Fiquei espantado com a facilidade com que a sociedade Marroquina vive sem utilizar sacos de plástico. Isso é visível nas ruas pela ausência de lixo relacionado com os sacos. Se Marrocos conseguiu banir os sacos de plástico não há qualquer motivo para que estes não sejam também banidos em Portugal. Haja vontade política.”

 

Neste Dia Internacional sem sacos de plástico, a Quercus reitera a necessidade de terminar definitivamente com o uso deste produto, tão prejudicial para o ambiente, e que já se percebeu não diminuir o seu consumo com a mera aplicação de taxas ou de políticas que continuem permissivas a velhos hábitos tão prejudiciais para o planeta.

 

 

Lisboa, 2 de julho de 2017

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza