+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus promove concerto musical com lixo e Campanha de Sensibilização para assinalar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Para assinalar a Semana Europeia da Prevenção, que decorre entre 19 e 27 de novembro, a Quercus irá promover um concerto musical em que se dá ritmo ao lixo, através da utilização de instrumentos musicais produzidos a partir de resíduos, e contará com a participação dos GLUM, banda que utiliza os próprios contentores de recolha de resíduos para promover música. O concerto decorrerá dia 26 de novembro, pelas 10H00 no Mercado de Arroios e será promovido com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios. A ocasião será ainda aproveitada para a assinatura do Protocolo de Reciclagem de Rolhas de Cortiça, Green Cork, entre a Junta de Freguesia e a Quercus.

 

No próximo dia 27 de novembro terá início uma Campanha de Sensibilização para a redução da produção de resíduos, nos comboios da linha de Cascais e Sintra, com o apoio da CP – Comboios de Portugal, a qual apresentará um desafio para cada dia da semana.

 

semanares2016

 

 

A prevenção da produção de resíduos e a redução da sua perigosidade, através da adoção de mecanismos que permitam aumentar o uso dos materiais e dos produtos antes que os mesmos sejam classificados como resíduos, deverá estar na base da hierarquia de gestão de resíduos e ser encarada como uma prioridade no nosso quotidiano, assim como na Política Ambientais Nacionais. Na realidade esta medida é fundamental e deve envolver diversos participantes, desde os cidadãos, as instituições e os sistemas de gestão de resíduos urbanos na implementação de medidas antes que uma substância, material ou produto seja transformado em resíduo, com o objetivo de reduzir não só a quantidade de resíduos como os impactes associados (para o ambiente e para a saúde).

 

O PERSU 2020 – Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, instrumento estratégico da gestão de resíduos urbanos (2014-2020) atualizou e integrou o Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU) e avança com metas para prevenir a produção de resíduos: reduzir 7,6% da produção de resíduos por habitante – até 31 de dezembro de 2016; reduzir 10% em peso relativamente ao valor verificado em 2012- até 31 de dezembro de 2020.

 

 

Lisboa, 24 de novembro de 2016

A Direção Nacional da Quercus- Associação Portuguesa de Conservação da Natureza