+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus monitoriza a rotulagem energética de eletrodomésticos e outros aparelhos
, com a verificação de 17 mil produtos

Entre 2012 e 2013, a Quercus visitou cerca de 60 lojas de venda de eletrodomésticos e outros aparelhos com o objetivo de dar apoio à implementação do novo sistema europeu de rotulagem energética dos aparelhos domésticos. Entre os 17 mil produtos verificados, 56% não estavam em conformidade, dos quais 29% estavam mal etiquetados e 27% não estavam etiquetados.

 

A Quercus tem vindo a promover a implementação da rotulagem energética em Portugal, que para além de ser uma obrigação legal a cumprir pelos produtores e vendedores, dá-lhes a oportunidade de garantir o interesse dos consumidores, aumentar a sua confiança na loja e na marca e contribuir para a redução da fatura energética das famílias portuguesas, ajudando a cumprir a meta de 25% de redução de consumo de energia até 2020, já assumida por Portugal.

 

A etiqueta energética, que está a ser faseadamente alterada nos vários aparelhos domésticos em que é aplicada, bem como a ser introduzida em novos aparelhos, é uma ferramenta importante para os consumidores na escolha de novos equipamentos.

 

 

Resultados das visitas

Com o intuito de monitorizar a presença das etiquetas energéticas, nova e antiga, nos aparelhos sujeitos ao sistema de rotulagem energética: máquinas de lavar roupa, louça, secadores de roupa, máquinas de lavar e secar roupa, aparelhos de refrigeração (incluindo os de armazenamento de vinhos), televisores, aparelhos de ar condicionado, lâmpadas e fornos, foram visitadas aleatória e faseadamente algumas lojas nos distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Porto, abrangendo diferentes tipologias: grandes cadeias de retalhistas, pequenas lojas de eletrodomésticos, hipermercados / cash&carry, lojas de mobiliário e cozinha, sem esquecer as lojas de venda online.

Entre 2012 e 2013 foram visitadas 60 lojas de venda de eletrodomésticos e outros aparelhos e dos 17 mil aparelhos verificados identificou-se que a taxa de presença das etiquetas energéticas corretamente colocadas, nos aparelhos domésticos à venda, é significativa mas aquém do desejável, principalmente nos grandes eletrodomésticos, como máquinas de lavar e aparelhos de refrigeração (58% e 50%). Por outro lado, os aparelhos de ar condicionado e os de armazenamento de vinhos são os que apresentaram a menor taxa (20% e 30%), como indicado na tabela seguinte. Nos eletrodomésticos que ainda podem apresentar a antiga e a nova etiqueta (máquinas de lavar e aparelhos de refrigeração) já predomina a presença das novas etiquetas. Dos 17 mil produtos verificados, 56% não estavam em conformidade com a legislação em vigor, dos quais 29% estavam mal etiquetados e 27% não estavam sequer etiquetados.

Nível de conformidade dos aparelhos encontrados à venda nas lojas

 

tabela rotulagem energetica

 

 

 

De todas as lojas monitorizadas, as grandes cadeias de retalhistas são as que mais corretamente colocam as etiquetas energéticas nos aparelhos enquanto as lojas de venda online e, principalmente, os hipermercados / cash&carry, apresentam os piores resultados.

 

Na colocação incorreta, os erros mais frequentes foram as etiquetas dentro dos aparelhos ou tapadas por outros objetos, autocolantes ou preço, etiquetas a preto e branco ou preenchidas pelos retalhistas e no caso das etiquetas antigas a falha mais comum prende-se com a presença da faixa estreita, que contém os valores numéricos, sem a base da etiqueta, que contém os parâmetros.

 

 

 

 

 

ComeOnLabels
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto ‘Come On Labels’ (www.come-on-labels.eu), que integra 13 parceiros europeus, entre os quais a Quercus.

 

O projeto é financiado pelo programa europeu “Intelligent Energy Europe” (IEE) da Comissão Europeia e co-financiado a nível nacional pela ADENE – Agência para a Energia.

 

 

Lisboa, 23 de maio de 2013

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza