A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, inicia hoje uma ronda de reuniões com todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República para discutir e apresentar as suas propostas, ao nível de vários temas e prioridades ambientais nacionais. Estas reuniões irão decorrer depois das últimas eleições legislativas e do posterior processo de negociação e formação de novo Governo, com apoio maioritário parlamentar.
As reuniões com os vários Grupos Parlamentares dos partidos políticos com assento na Assembleia da República foram solicitadas pela Quercus e terão como objectivo fazer o ponto da situação relativamente a diversos temas ambientais que têm marcado a ordem do dia e conhecer as posições e principais prioridades dos partidos políticos em relação a esses assuntos.
A Quercus espera com esta ronda de reuniões conseguir debater a forma como os diversos partidos políticos se irão posicionar face a alguns temas que estarão na agenda do Governo e que acções e medidas irão tomar face alguns dos dossiers ambientais que estão neste momento em discussão.
Entre alguns dos pontos que a Quercus espera debater nestas reuniões estão os seguintes:
– Reavaliação do Plano Nacional de Barragens;
– Poluição no rio Tejo;
– Novo regime de ações de arborização e rearborização;
– Lei da fiscalidade verde e Orçamento do Estado para 2016;
– Caça na Reserva Natural da Malcata;
– Medidas para remoção de materiais com Amianto;
– Taxa de Gestão de Resíduos;
– Uso e aplicação de produtos com Glifosato.
Lisboa, 19 de Fevereiro de 2016
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza