+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Prémio visa estimular a pesquisa científica entre os estudantes da ECAA da Universidade de Cabo Verde A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza,junta-se à Quercus Cabo Verde e em parceria com a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde, realizam amanhã dia 7 de Março, pelas 10h00 em S. Jorge dos Órgãos, a entrega de prémios da primeira edição do PRÉMIO JOVEM INVESTIGADOR ECAA. Este prémio visa premiar trabalhos de fim de curso produzidos por jovens licenciados, do curso de licenciatura em Agronomia e Ambiente da Universidade de Cabo Verde. É um Prémio de reconhecimento público e incentivo aos jovens pesquisadores e integra as ações previstas na estratégia de desenvolvimento das linhas de pesquisa estabelecidas nesta Unidade Orgânica da Universidade de Cabo Verde, nos domínios da agronomia e do ambiente. A Quercus vê com imensa satisfação que cada vez é maior a preocupação pelo ambiente, por parte destes jovens estudantes, que no futuro próximo irão contribuir para que o desenvolvimento do país se faça com respeito pela riqueza natural que o arquipélago de Cabo Verde oferece. O regulamento de avaliação obedeceu a três critérios: Mérito científico – Pertinência, objetividade e originalidade; adequação do título, da introdução e da revisão de literatura; respeito pelos Princípios Éticos em Pesquisa; pertinência e adequabilidade da metodologia utilizada análise de dados e resultados com base na análise da articulação teórica e metodológica da interpretação; qualidade das conclusões, baseada na avaliação da fundamentação e coerência com os objetivos e alcance e qualidade do texto e da apresentação. Aplicabilidade dos resultados à solução de problemas concretos da realidade cabo-verdiana nos setores concernentes. Originalidade do trabalho e relevância para o tema da sustentabilidade ambiental e/ou para a conservação da natureza e dos recursos naturais.

A rubrica Minuto Verde celebra hoje 12 anos consecutivos de emissão na RTP, com mais de 3000 episódios dados aos portugueses sobre os mais diversos temas ambientais.

 

mv mar18Produzida e apresentada pela Quercus desde 2006, Minuto Verde é uma rubrica de sensibilização ambiental emitida todos os dias úteis no espaço informativo das manhãs da RTP1, o Bom Dia Portugal, repetindo três vezes em cada emissão diária (um pouco antes das 8h00, 9h00 e 10h00). Desde finais de 2017, a rubrica passou a ser exibida também durante o programa Portugal em Direto, emitido entre as 17h30 e as 19h00 da RTP1.

 

Em episódios de 60 segundos, são transmitidas boas práticas ambientais de aplicação no dia-a-dia, através de uma linguagem direta e informal, tendo como cenário ambientes do quotidiano. Nos últimos meses, a Quercus tem dado especial enfâse a temas fortes da atualidade ambiental, como a prevenção dos fogos florestais; a promoção de alternativas aos produtos descartáveis, especialmente os de plástico; o incentivo à poupança de água no contexto de seca que afeta o país; a mobilidade elétrica ou o turismo de baixo impacto ambiental.

 

 

Em 2017, o Minuto Verde chegou às livrarias e às escolas

 

mv livro

 

 

Em Outubro de 2017, coincidindo com a celebração do seu 32º aniversário, a Quercus lançou o livro “Minuto Verde – Os Conselhos ambientais da Quercus no Bom Dia Portugal da RTP1”, editado pela Casa das Letras do Grupo LEYA, no âmbito das Edições RTP. Este livro, que se encontra à venda em cerca de 1000 livrarias por todo o país e também online, surgiu da vontade de celebrar um dos projetos mais duradouros e reconhecidos da Quercus. Ao todo, o livro reúne cerca de 200 textos inspirados no formato televisivo, divididos em 11 capítulos temáticos.

 

Também em finais de 2017, a Quercus desenvolveu o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola”, financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. O projeto envolveu os alunos do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico de 6 escolas dos distritos de Lisboa e Portalegre, na elaboração e apresentação de conteúdos audiovisuais, inspirados no formato do Minuto Verde, sobre as mais diversas temáticas ambientais.

 

A rubrica Minuto Verde conquistou já um notável reconhecimento por parte do público, que contacta habitualmente a Quercus com sugestões de filmagem e pedidos de esclarecimento. Estima-se que tenha uma audiência aproximada de 400 mil telespectadores só em Portugal (considerando as várias repetições diárias), um número largamente ultrapassado considerando a emissão na RTP3, RTP Internacional e RTP África. Todos os episódios são disponibilizados diariamente na plataforma RTP PLAY (www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde).

 

 

 

 

Lisboa, 6 de março de 2018

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza