+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Libertação de 2000 peixes na Ribeira de Grândola – 10 Abril

ribeira seicaNo passado dia 10 de Abril de 2015, pelas 10 horas, a Quercus procedeu à libertação de peixes na Ribeira de Grândola, no âmbito de uma parceria com o Centro de Biociências do ISPA e o Aquário Vasco da Gama.

 

Cerca de 2000 de bordalos (Squalius alburnoides), espécie endémica da Península Ibérica e considerada vulnerável, foram libertados na Ribeira de Grândola, junto à localidade de Canal Caveira. Esta ribeira, afluente do Rio Sado, apresenta-se como uma exceção numa bacia hidrográfica onde 79% das massas de água apresentam má qualidade.

 

Neste contexto, a Quercus aproveita a oportunidade para chamar a atenção para os problemas que ameaçam a qualidade dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Sado, em especial numa altura em que se prepara o segundo ciclo de Planos de Gestão de Região Hidrográfica e se analisam as principais pressões presentes nas várias bacias hidrográficas para a definição das Questões Significativas da Gestão da Água (QSIGA). Alerta-se assim para a necessidade destas QSIGA estarem corretamente elencadas e para a urgência de se adotarem medidas de gestão dos recursos hídricos apropriadas, de modo a alcançar o bom estado das massas de água superficiais presentes nesta bacia hidrográfica.

 

A Bacia Hidrográfica do Sado abrange uma área superior a 7000 Km2 e enfrenta diversas pressões decorrentes da crescente ocupação humana e da intensificação da atividade agrícola. Estes fatores têm tido um papel significativo na degradação da qualidade dos cursos de água, produzindo efeitos negativos difíceis de reverter e colocando em risco a sustentabilidade dos recursos naturais ou a sobrevivência de espécies como o bordalo e o mexilhão-de-rio (Unio tumidiformis), espécie que poderá já estar extinta.

 

A atividade industrial associada ao deficiente funcionamento dos Sistemas de Tratamento de Águas Residuais, a invasão dos habitats por espécies da flora e fauna exóticas e os contaminantes provenientes das antigas minas e escombreiras de Aljustrel, Caveira e Lousal são apenas mais alguns dos fatores que ameaçam os cursos de água da região, afetando gravemente a qualidade das águas e dos solos e os ecossistemas deles dependentes.

 

A tendência futura é para que a situação se agrave, seja por ação dos fatores referidos anteriormente, seja ainda devido às alterações climáticas e às mudanças extremas de precipitação e temperatura que lhes estão associadas e que contribuem para a diminuição da disponibilidade de água e alteração dos regimes de escoamento, com uma consequente diminuição da qualidade de um recurso essencial à vida e à sustentabilidade dos recursos naturais.

 

Lisboa, 7 de abril de 2015

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 


 

IMAGENS DA AÇÃO

 

 

DSC03667 DSC03671

 

DSC03675 IMG 6154

 

IMG 6155 IMG 6163

 

IMG 6167 IMG 6168

 

IMG 6185 IMG 6194

 

IMG 6196 IMG 6197

 

IMG 6198 IMG 6209