+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus suspende classificação “Qualidade de Ouro” atribuída à Praia de Dona Ana, no Algarve

Obras praia d anaA Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza informa que procedeu à suspensão da classificação “Qualidade de Ouro”, atribuída à Praia de Dona Ana, no concelho de Lagos, no Algarve, por considerar que as recentes intervenções realizadas colocam em causa o equilíbrio ambiental e paisagístico que deve nortear a atribuição deste galardão.

 

As recentes intervenções efectuadas nesta praia, com um custo base de 1,8 milhões de euros, compreenderam a recarga artificial numa extensão de 40 m, a construção de um esporão para retenção de sedimentos e a consolidação de arribas. Para além de alterarem significativamente a paisagem natural característica da Praia da Dona Ana, colocam em causa a conservação e a protecção de ecossistemas marinhos de elevada biodiversidade, nomeadamente a destruição de dois roteiros subaquáticos identificados pela Universidade do Algarve.

 

A Quercus considera que estas intervenções devido ao seu custo elevado e ao seu carácter temporário não se justificam. A segurança dos utentes não passa pela destruição da beleza paisagística das nossas praias, mas por campanhas de sensibilização e por limitar o número de utentes por praia, medida fundamental em praias de arribas instáveis, como é o caso da Praia de Dona Ana.

 

É importante ainda salientar que, a crescente construção de hotéis e habitações privadas em domínio público hídrico, reflecte o deficiente ordenamento do território na região do Algarve, constituindo a grande causa para a degradação das arribas. É necessário minimizar os impactes que advêm da erosão das arribas e a requalificação das praias, porém, consideramos importante a rápida atuação do poder político no sentido de proibir e instaurar a retirada de habitações que se encontram em zonas assinaladas com elevado perigo de derrocada.

 

Por fim, a Quercus volta a informar que a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída às praias nacionais em 2015 foi exclusivamente baseada na análise à qualidade da água realizada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente. Contudo, esclarece que não pode deixar de tomar em conta acontecimentos como o da Praia de Dona Ana, que colocam em causa o equilíbrio ambiental e paisagístico, e informa que outros casos excepcionais como este serão devidamente analisados, no sentido de se ponderar semelhantes suspensões do galardão atribuído.

 

Lisboa, 29 de Julho de 2015