+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia Mundial do Ambiente: Quercus alerta para prevenção de fogos e lança campanha “Guardião da Floresta”

Sob o lema oficial “Tempo para a Natureza”, o Dia Mundial do Ambiente celebra-se este ano num contexto excepcional, devido à pandemia Covid-19. A QUERCUS considera que a recuperação da economia não deve esquecer os valores ambientais e aproveita a aproximação da época de fogos rurais para relembrar os seus impactes negativos no ambiente, reforçar a importância da prevenção e vigilância e lançar a campanha “Guardião da Floresta”.

Quercus defende investimento na vigilância e prevenção

 

Devido a inúmeros fatores, potenciados pelo desordenamento do território e os efeitos das alterações climáticas, Portugal é um país extremamente vulnerável à ocorrência de incêndios florestais e, nos últimos anos, o total de área ardida e a intensidade de alguns fogos têm vindo a agravar-se, com particular destaque para os graves incêndios de 17 de junho e 15 de outubro de 2017.

 

Convém relembrar os diversos impactes ambientais dos incêndios florestais, que incluem a queima de material vegetal e lenhoso; a perda de habitats e de biodiversidade; a ocorrência de pragas e doenças; o aparecimento de espécies invasoras; a emissão de gases com efeito de estufa para atmosfera, agravando o aquecimento global, a erosão dos solos ou a contaminação dos recursos hídricos.

 

Quadro 1 – Área ardida em hectares nos últimos 20 anos, sendo que o ano de 2017 destaca-se nos últimos anos.

 

Neste contexto, a QUERCUS sempre defendeu que a maior fatia do investimento financeiro no âmbito dos fogos florestais, deve ser canalizada essencialmente para a prevenção e não para o combate, sendo que uma das operações chave de Prevenção é a Vigilância.

 

Todos os anos, o Instituto Português do Desposto e Juventude lança o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, que assegura a presença de jovens na nossa floresta, complementando o trabalho das entidades oficiais.

Este ano, devido às limitações impostas pela pandemia COVID-19, verificou-se naturalmente um atraso na operacionalização deste programa no terreno, por forma a garantir a segurança de todos os envolvidos, mas a QUERCUS espera ser possível retomar esta iniciativa o quanto antes, pelo seu trabalho meritório na sensibilização ambiental.

 

Assim apelamos também à fiscalização das entidades competentes nos espaços rurais/naturais, tendo em conta o possível aumento da presença humana nos mesmos, na atual fase de desconfinamento.

 

A presença humana em espaços naturais e florestais deve sempre ser feita com respeito pelo património natural, sem perturbação das espécies animais e vegetais que aí ocorram. No entanto, esta presença humana, desde que realizada com cautela e responsabilidade, pode ser também benéfica, ao inibir comportamentos negligentes ou intencionais que estão na origem dos fogos florestais no nosso país.

 

Quercus desafia cidadãos a ser “Guardiões da Floresta”

 

A floresta consagra diversos ecossistemas com enorme valor ecológico, estando permanentemente ameaçada. A sua proteção passa por cada cidadão e, nesse sentido, a sensibilização ambiental é importante. Nesse sentido, aproveitamos este dia simbólico para lançar a campanha “Guardião da Floresta” nas redes sociais (https://quercus.pt/guardiaofloresta).

 

Todos os interessados em concorrer devem publicar um vídeo nas suas redes sociais entre 20 e 30 segundos nas redes sociais, realizado em ambiente exterior, que reflita a importância da Floresta. As publicações poderão ser feitas até ao final do mês de julho e deverão incluir a hashtag #guardiaoquercus.

 

Os autores dos 10 melhores vídeos receberão o Kit de plantação “Amigos da Floresta”, os 5 melhores serão publicados no nosso feed e o melhor de todos receberá ainda um exemplar do livro do Minuto Verde.

 

Lisboa, 5 de junho de 2020

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

__

 

Referências:

https://www.uc.pt/fluc/nicif/Publicacoes/Colectaneas_Cindinicas/Download/Colecao_IV/Artigo_III.pdf

https://www.icnf.pt/