+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

1 em 5 eletrodomésticos testados pelo projeto MarketWatch consome mais energia do que o declarado

market watchAo longo de três anos, entre 2013 e 2016, o Projeto MarketWatch, do qual a Quercus é o parceiro nacional, analisou frigoríficos, máquinas de lavar louça, lâmpadas e outros equipamentos elétricos de uso doméstico, tendo detetado, na maioria das categorias de produtos, valores de consumo de energia que não correspondem aos declarados.

Testes realizados em laboratórios independentes identificaram 18 equipamentos de uso doméstico que não respeitam a legislação europeia de eficiência energética. Estas foram algumas das situações de incumprimento, que podem surpreender os consumidores:

 

–        um aspirador que consome 54% acima do declarado;

–        um frigorífico com um consumo 12% superior;

–        um televisor com uma classe energética inferior à declarada e sem a função de desligamento automático previamente definida [1];

–        uma máquina de lavar louça que precisou de realizar dois ciclos de lavagem para limpar devidamente os pratos;

–        uma lâmpada LED que registou menos 20% em luminosidade do que o declarado;

–        um secador de roupa que não se desliga, devido a uma luz que permanece acesa no painel.

 

Os peritos estimam que mais de 10 mil milhões de Euros em poupanças energéticas são desperdiçadas porque os produtores e retalhistas não respeitam as regras da UE. À custa destas infrações as famílias europeias poderão ver a sua fatura energética anual aumentar, em média, 465 Euros, uma poupança ‘prometida’ pela UE através da implementação das Diretivas de Etiquetagem Energética e Conceção Ecológica [2].

 

O projeto MarketWatch, cofinanciado pela Comissão Europeia e desenvolvido por um consórcio de associações da sociedade civil europeia, encarregou laboratórios acreditados de verificar a conformidade de produtos face à legislação europeia de eficiência energética, seguindo as metodologias oficiais [3]. O projeto recorreu a diversas fontes de informação para se poder focar em produtos e setores mais propensos a falhar, pelo que os resultados alcançados não refletem a realidade global do mercado. Em metade dos casos, foi testado o mesmo número de amostras por produto, tal como nos testes realizados pelas autoridades de fiscalização de mercado. Caso os produtores aceitassem os resultados dos testes ou os produtos em causa fossem descontinuados, analisavam-se então menos amostras.

Diversos produtores afirmaram ao MarketWatch que iriam acelerar as atualizações de software para analisar e resolver as questões identificadas. Uma vez que, atualmente, não existem regras que impeçam que estas atualizações aumentem o consumo energético dos produtos, o MarketWatch apelou à Comissão Europeia que defina regras para evitarem esta situação.

Para mais informações sobre os testes e os resultados, pode ser consultado o relatório completo [http://www.market-watch.eu/resources/lab-report/].


bandeira UE

Co-financiado pelo Programa “Energia Inteligente – Europa” (IEE), da União Europeia

Os conteúdos aqui apresentados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião da União Europeia. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pelo uso que possa ser dado à informação aqui apresentada.

logos parceiros MW

 


Notas:

[1] (Ver abaixo)

[2] Com base nos regulamentos em vigor a Comissão Europeia estimou uma poupança anual de €465 em energia, por família. Estas poupanças são esperadas a partir de 2020, quando os produtos mais eficientes estiverem nas habitações. Mais informações aqui.[http://ec.europa.eu/energy/sites/ener/files/documents/eep_infographic_en.pdf]

 

[3] A eficiência energética dos produtos encontra-se regulamentada pelas Diretivas de Etiquetagem Energética e Conceção Ecológica.

Saiba mais aqui [http://www.market-watch.org.pt/wp-content/uploads/2016/03/MW-NGO-guide_Final_PT.pdf]

 

Consulte o relatório MarketWatch sobre a não conformidade dos retalhistas em relação às regras Europeias [http://www.market-watch.eu/resources/final-retail-report/]

 

 

[1] Tabela dos produtos cujos valores declarados não correspondem aos medidos pelos testes do MarketWatch, e estimativa do seu impacto.

 

tabela MW 23032016

 

* Devido à baixa eficiência na lavagem assume-se que a máquina consuma mais 33% de energia, por ter que executar mais ciclos de lavagem ou programas a temperaturas mais elevadas

 

** O consórcio encontra-se em diálogo com o produtor sobre detalhes destes resultados

 

 

Lisboa, 23 de Março de 2016

A Direção Nacional da Quercus Associação Nacional de Conservação da Natureza