+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Há 25 anos que se comemora o Dia Nacional da Conservação da Natureza

 

O Dia Nacional da Conservação da Natureza acontece enquanto o Hemisfério Norte atinge recordes de temperaturas sucessivas e os efeitos das más escolhas em questões ambientais começam a ser sentidos de forma mais concreta pelas populações.

Este dia comemora-se em Portugal no dia 28 de julho. Instituído pela Resolução de Conselho de Ministros nº 73/98, de 29 de julho, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para as questões ambientais, nomeadamente no que diz respeito à problemática da conservação da natureza e à promoção dos recursos biológicos. A instituição do Dia Nacional da Conservação da Natureza foi também o reconhecimento da relevância da temática ambiental e de homenagear o movimento associativo de defesa do ambiente, associando-o ao 50º aniversário da Liga para a Proteção da Natureza, fundada a 28 de julho de 1948.

Já em 1998 a resolução mencionava “os atuais desequilíbrios nos ecossistemas, que se têm traduzido na extinção de espécies e na degradação dos habitats e património natural”. 25 anos depois o diagnóstico continua atual.

Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO de 3 Junho 2021 “(…) o mundo deve restaurar pelo menos 1 bilhão de hectares degradados de terra na próxima década. A área equivale ao tamanho da China. E um plano semelhante será preciso para salvar os oceanos”.

A Quercus apela a que se comece já esse trabalho e ela própria dá o exemplo avançando com iniciativas de regeneração, e renaturalização um pouco por todo o país, também afirmamos a urgência de proteger 30% do planeta até 2030, incluindo os oceanos. A Quercus desempenha um importante papel nesta missão, promovendo ações e implementado projetos nas mais diversas áreas da Conservação da Natureza. Um exemplo são os nossos Centros de Recuperação para Animais Selvagens. Só no primeiro semestre de 2023, receberam quase 1000 animais selvagens feridos. os Centros da Quercus já recuperaram com sucesso e devolveram à Natureza mais de uma centena e meia animais selvagens, enquanto quase 300 se encontram em processo de recuperação.

Estamos atualmente na Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030). É por isso importante que para além da sensibilização e da educação ambiental se tomem medidas de regeneração da natureza para inverter a perda da biodiversidade em Portugal. A Quercus espera que com a maior brevidade possível sejam implementadas medidas associadas à Lei do restauro da Natureza aprovada no Parlamento Europeu este mês, a qual tem como objetivo assegurar a recuperação de 20% dos ecossistemas degradados até 2030.

Lisboa, 28 de Julho de 2023