+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Louro é a estrela da campanha “Uma Árvore pela Floresta” da Quercus e dos CTT, e inspira receitas do chef António Alexandre

A Quercus e os CTT – Correios de Portugal estão a divulgar, nas suas redes sociais, um conjunto de receitas com louro, já que o loureiro é a árvore deste ano da campanha “Uma Árvore pela Floresta”, já na sua nona edição. Da autoria do chef António Alexandre, um dos embaixadores da iniciativa, as receitas são uma forma diferente e apetitosa de aproveitar as potencialidades do louro.

Na edição de 2022-2023 está à venda um novo kit, o Loureiro | Laurus nobilis, uma árvore de copa densa e folha perene, que pode atingir os 20 metros de altura e uma longevidade de 100 anos. No nosso País, a sua distribuição dá-se, principalmente, nas regiões atlânticas, do Minho à Costa Vicentina. A sua presença também se estende para o Interior, nomeadamente nas regiões norte e centro.Amplamente conhecida, a folha do loureiro, comummente chamada apenas de louro, tem um grande potencial de utilização e tornou-se um tempero-chave da gastronomia portuguesa. São variadas as receitas que a folha de louro consegue aromatizar, elevando sabores e fazendo dessa espécie um ingrediente inconfundível em casa de cada português. As folhas são verde-escuras e lustrosas na face superior, mais pálidas na inferior, e em forma de ferro-de-lança.

Para promover a utilização desta espécie nacional, a Quercus e os CTT e vão partilhar no Instagram várias receitas da autoria do chef António Alexandre. São cinco receitas diferentes, para todos os gostos.

Exemplos de 3 receitas já partilhadas

 

O Kit deste ano da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta” pode ser adquirido por 4€, durante todo o ano nas Lojas CTT do País e online, em ctt.pt, com portes grátis para todo o território nacional.O novo kit “Uma Árvore pela Floresta” apresenta um código QR Code, com uma mensagem sonora com notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt. O registo permite que os participantes recebam informação sobre as plantações, as espécies autóctones utilizadas, a zona do país onde a árvore vai ser plantada e ainda um convite para integrarem as plantações.

Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones que serão plantadas até à primavera de 2023. As plantações serão abertas à participação ativa de todos os voluntários/as que se registarem no site da campanha ou através do email voluntarios@quercus.pt. Desde que arrancou esta campanha, já foram plantadas cerca de 110 mil árvores, através da participação ativa de centenas de pessoas.

Lisboa, 22 de dezembro de 2022A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza