+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Cheias na Grande Lisboa: é urgente criar e fomentar espaços verdes de conceção mais natural

O Núcleo Regional de Lisboa da Quercus manifesta a sua solidariedade para com os familiares da vítima mortal do fenómeno climático extremo que ocorreu na noite de 7 para 8 de dezembro e que inundou partes da Grande Lisboa e provocou o caos com danos humanos e materiais incalculáveis. Na noite de ontem, de 12 para 13 de dezembro, o cenário de inundações após chuva intensa e consequentes constrangimentos voltou a repetir-se em vários locais da cidade.

Os dados científicos demonstram que estamos perante uma crise climática, em que fenómenos climáticos extremos irão ocorrer com maior frequência e violência.

Lisboa é uma cidade com problemas de planeamento urbanístico, problemas de gestão de recursos, como entubamento de linhas de águas que fazem a drenagem natural das águas pluviais, entre outras más escolhas que culminam na situação atual.

Este não é um problema novo. Há décadas que se denuncia o perigo da falta de planeamento, do mau urbanismo, da excessiva impermeabilização dos solos, da falta de zonas verdes e espaços de drenagem.

Desta forma, a Quercus quer reforçar:

  • a necessidade de pensar a cidade de forma mais sustentável e em harmonia com a natureza;
  • a importância de criar mais espaços verdes e ter mais linhas de água a voltar a correr a céu aberto, valorizando-as, como foi feito na Praça de Espanha;
  • a urgência de criar e fomentar espaços verdes biodiversos e multifuncionais nas áreas urbanas;
  • a importância de assumir uma conceção e gestão mais natural à melhoria da qualidade de vida;
  • a importância da prevenção de cheias e inundações facilitando a drenagem dos terrenos, tendo em consideração os inúmeros serviços ecológicos, como a melhoria da qualidade do ar, o reforço do sistema imunológico, a regulação da temperatura e o potencial na resposta às alterações climáticas e à perda de biodiversidade.

Apelamos ao poder político que repense a forma como deve ser abordado este problema e que as soluções propostas sejam também uma oportunidade de construir uma cidade nova, em maior harmonia com a natureza.

 

Lisboa, 13 de dezembro de 2022

A Direção do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza