A situação de escassez de água vivida este ano, não só em Portugal como em toda a Europa, deve fazer-nos refletir de pequenos gestos que cada um pode fazer individualmente mas também coletivamente.
Consultando o site do IPMA a 2 de setembro de 2022 verificou-se que 55,2% do território apresentava seca severa e que os restantes 44,8% do território nacional apresentavam seca extrema.
Neste sentido o Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. lançou um pequeno desafio a algumas unidades hoteleiras, IPSS e escolas do distrito da Guarda com vista à poupança de água.
– Existem torneiras ou autoclismo a pingar?
– A maioria das torneiras são manuais ou já possuem sensores de presença? Algumas torneiras apresentam redutores de caudal ou não?
– E os autoclismos são de uma só descarga ou de dupla descarga? Permitem regular o volume de enchimento?
– Alguma vez foram colocadas mensagens junto às torneiras ou à entrada de casas de banho tais como “Não se esqueça de fechar a torneira” ou “Mantenha a torneira aberta só o tempo indispensável”?
– Já foi equacionado sugerir ao cliente utilizar as mesmas toalhas mais do que um dia?
– Existem meios para aproveitamento e armazenamento das águas pluviais/água das chuvas?
– De que forma este tema de escassez de água podia ser abordado/refletido em algumas disciplinas? E em diferentes idades escolares?
No mesmo sentido questionamos também as 14 câmaras municipais do distrito da Guarda.
– Quais as medidas realizadas nos últimos anos com vista à identificação de eventuais fugas?
– Estão identificados os maiores consumidores de água no concelho e que trabalho de sensibilização tem sido feito?
– Existem meios para aproveitamento da águas das chuvas?
– Qual a possibilidade dos municípios abrirem uma linha de financiamento com vista à comparticipação de parte da despesa para aquisição de torneiras mais eficientes, redutores de caudal, substituição de autoclismos, aproveitamento da águas das chuvas?
– Que trabalho que tem sido feito junto das entidades que gerem as ETAR com vista à utilização das águas residuais tratadas para regas, lavagens e outros fins?
Contamos em breve fazer um resumo deste Desafio.