+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Aeroporto de Lisboa: Associações Ambientalistas reuniram ontem, dia 19 de setembro, com Partido Social Democrata

Organizações com expectativas positivas quanto à realização de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) rigorosa, transparente e participada; Associações aguardam agora reunião com Governo e Presidente da CML.

As nove organizações de defesa do ambiente que levaram o governo português a tribunal para travar o projeto de construção do Aeroporto do Montijo, após reunião com os responsáveis do PSD, puderam constatar um elevado compromisso da Direcção deste partido com a realização de uma Avaliação Ambiental Estratégica séria.

Aproveitando a ocasião para tornar clara a inviabilidade ambiental e legal da opção Montijo ou a manutenção da Portela, as ONGA coligadas apresentaram um calendário realista para a realização do procedimento de avaliação legalmente obrigatório, que começa com a crucial fase de definição de âmbito e termina no final de 2023 com a aprovação do relatório ambiental.

As ONGA reafirmaram que a transparência do processo ficaria irreparavelmente inquinada se, nesta fase, se voltasse a cair no erro de limitar a AAE a localizações concretas previamente definidas, pois a identificação das alternativas a comparar deve resultar apenas da fase de definição de âmbito da AAE. É também desta fase, que deve ser amplamente participativa, que resulta a definição dos critérios (os chamados Fatores Críticos de Decisão) a seguir na avaliação das alternativas de localização.

A coligação de associações de ambiente manifestou também todo o interesse e disponibilidade em participar, de forma interativa, com outros actores chave, na fase inicial da definição de âmbito de modo a identificar os riscos ambientais em presença e permitir assim qualificar e acelerar o processo de decisão.

Da ronda de reuniões que solicitaram as ONGA continuam a aguardar, com elevada expectativa, a marcação por parte do Governo e do Presidente da CML da reunião que oportunamente requereram.

20 de setembro de 2022

 

ALMARGEM – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
ANP|WWF – Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF
A ROCHA – Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente
FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade
GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente
LPN – Liga para a Protecção da Natureza
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável

__________

Comunicados relacionados: Decisão rápida sobre Aeroporto de Lisboa só será juridicamente válida com Avaliação Ambiental Estratégica séria, participada e transparente