+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus e CTT plantam 6.700 árvores na Mata Nacional da Machada, no Barreiro, a 27 e 28 de Fevereiro, com o apoio da CM do Barreiro

A Quercus e os CTT – Correios de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, vão concretizar a plantação de mais 6.700 árvores doadas pelos portugueses e estrangeiros no âmbito da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta e convidam o público a participar de forma voluntária e ativa para a reflorestação do nosso país. 

As plantações irão ocorrer na Mata Nacional da Machada, área protegida no concelho do Barreiro, nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro, pelas 10h00. As 6.700 árvores de espécies autóctones a plantar correspondem ao número de kits “Uma Árvore pela Floresta” adquiridos pelo público durante o ano 2021, no âmbito da 8ª edição da campanha.

As pessoas que queiram participar como voluntárias nas plantações poderão fazê-lo. Para o efeito, devem de enviar um email para voluntarios@quercus.pt confirmando a sua intenção de inscrição e indicando o nome completo e o número do Cartão de Cidadão dos participantes. Caso ainda não tenham registado o seu kit “Uma Árvore pela Floresta” no website umaarvorepelafloresta.quercus.pt podem ainda fazê-lo.

A Mata Nacional da Machada é um local privilegiado, com uma área de 370 hectares. Considerada o “pulmão da cidade” do Barreiro, apresenta como espécies arbóreas dominantes o pinheiro-bravo, o pinheiro-manso e o sobreiro, podendo também encontrar-se espécies mediterrânicas como o carrasco, o medronheiro, a murta e as urzes. As diferentes formações vegetais e a topografia existentes tornam esta Mata um excelente habitat para diversas espécies animais, com destaque para a avifauna, com a presença do chapim-azul, o abelharuco, a águia-de-asa-redonda e a pega-azul. Neste espaço é também possível visitar o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e o Sapal do Coina.

A concretização destas plantações demonstra o compromisso da Quercus e dos CTT em mobilizar a sociedade para a importância da nossa floresta e para a sua recuperação. Qualquer pessoa que participe na iniciativa “Uma Árvore pela Floresta” está a contribuir para a reflorestação de Áreas Protegidas e Classificadas em todo o país. O papel das florestas, das espécies florestais e dos serviços de ecossistemas que elas prestam é essencial para a nossa existência e constitui uma proteção adicional para futuras pandemias.

A 8ª edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta” encontra-se a decorrer e o novo kit, a Prunus avium ou Cerejeira-brava pode ser adquirido, pelo preço de 3,50€, nas Lojas CTT do país e na Loja Online, em www.ctt.pt, ao longo de todo o ano e com portes grátis para todo o território nacional. Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, de entre 30 espécies, que são plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas com a participação ativa de todos os voluntários.

Graças ao contributo de milhares de pessoas em Portugal e no estrangeiro já foram plantadas mais de 100 000 mil árvores autóctones em Portugal. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.